Madrid-Barajas é o maior e mais importante aeroporto da Espanha, e também um dos mais movimentados da Europa por ser um centro de operações da Iberia e da Air Europa – participantes, respectivamente, das alianças oneworld e SkyTeam. Dia e noite, suas 4 pistas estão sempre em uso pelas duas companhias aéreas, oferecendo aos viajantes a oportunidade de chegar aos quatro cantos do mundo em voos diretos ou com pelo menos uma conexão. Como eu viajo bastante passando por ele, aprendi a me movimentar pelo aeroporto com facilidade. As conexões entre os diferentes terminais até podem ser cansativas, mas estas dicas de especialistas vão ajudar você também a utilizá-lo como um viajante assíduo.
À medida que o tráfego crescia, crescia também a necessidade de mais espaço. Hoje, além de contar com 4 pistas, o aeroporto também passou a ter 4 terminais, embora nem todos estejam ligados entre si. E, mesmo quando estão, locomover-se entre eles exige uma boa caminhada. Acho uma pena que as esteiras rolantes parecem nem sempre estar disponíveis em trechos mais longos.
Antigamente conhecido como Madrid Barajas, em 2014, seu nome oficial passou a ser Aeropuerto Adolfo Suárez Madrid-Barajas em homenagem ao primeiro primeiro-ministro democraticamente eleito da Espanha. Ele é o segundo maior aeroporto da Europa em tamanho de terreno, atrás apenas do Aeroporto Charles de Gaulle de Paris.
Estes são os terminais originais do aeroporto – eles formam um emaranhado de prédios interligados construídos ao longo de diferentes décadas. Os caminhos entre eles podem ser longos e sinuosos, mas sua sinalização é excelente! Pela minha experiência, as conexões entre as companhias aéreas que operam voos nesses terminais não ficam longe umas das outras.
Os Terminais 1 e 2 têm voos fora da Zona Schengen, enquanto os Terminais 2 e 3 operam os voos dentro dela. A caminhada entre eles pode ser longa, com muitas lojas e restaurantes pelo caminho. Uma zona de controle de passaportes os separa.
Muitos voos desses terminais também partem de estacionamentos remotos, ou seja, o passageiro precisa pegar um ônibus para chegar até o avião. Isso significa que você tem que estar no portão de embarque um pouco mais cedo, em vez de chegar de última hora.
Os contornos coloridos do telhado destas obras de arte arquitetônicas foram projetados para se parecerem com os chifres de um touro espanhol, mas para muita gente, eles também lembram a letra M de Madri. Claraboias e janelas altas de vidro inundam seus ambientes de luz natural.
Tomando-se todo o complexo do Terminal 4, ele está entre os maiores do mundo em termos de área. Para quem viaja por lá com muita frequência, isso não é nenhuma surpresa, já que para atravessá-lo de ponta a ponta pode levar bastante tempo. Mas mesmo para um viajante calejado como eu, sempre chego ofegante no embarque depois de correr entre um portão e outro em conexões curtas. As paredes de vidro também não ajudam muito para manter a área suficientemente bem refrigerada.
Os terminais 4 e 4S (o S é de satélite) hospedam todos os membros da aliança oneworld (incluindo a companhia aérea local Iberia). Eles foram adicionados para aumentar a capacidade do aeroporto de modo considerável, colocando Madri na quinta posição atual em termos de número de passageiros transportados na Europa.
O Terminal 4 é responsável pelas partidas de voos da Zona Schengen, enquanto um trem subterrâneo leva os passageiros ao T4S para todos os voos fora da Zona Schengen. O trajeto de trem entre os dois pode variar de 5 a 15 minutos, passando por várias escadas rolantes pelo caminho. Este é o transporte de passageiros entre terminais mais longo da Europa (T4 fica a 1,6km de distância do T4S!), e posso atestar isso a cada viagem minha por lá.
Eu recomendo estar entre os primeiros a sair do trem para pegar qualquer elevador disponível – ele pode ser mais rápido do que a escada rolante. Mas se não houver elevadores esperando, as escadas rolantes ainda são uma uma boa opção. No topo delas está a área de controle do passaporte, e a espera é raramente demorada.
Lojas e restaurantes estão prontamente disponíveis, mas procure não se distrair demais, pois o tempo de deslocamento entre os dois terminais (ou de uma ponta à outra de um mesmo terminal) pode ser bem longo.
Já que os Terminais 1-3 estão bem distantes do complexo T4, a ligação entre as duas áreas é feita por um ônibus gratuito. Durante a maior parte do dia, ele opera a cada cinco minutos. Isso significa que você terá que sair da área de segurança do aeroporto, pegar um ônibus e passar novamente pela segurança no outro terminal.
Lembre-se disso ao reservar voos que envolvem diferentes companhias aéreas não afiliadas. Caso esteja fazendo reservas separadas para economizar dinheiro (em vez de todos voos juntos emitidos num mesmo bilhete), eu recomendo um mínimo de 3-4 horas entre as conexões em Madri porque você vai precisar retirar qualquer bagagem despachada antes de ir para o outro terminal.
Se você estiver reservando tudo num único bilhete, certifique-se de garantir pelo menos 2-3 horas de conexão para dar tempo de passar novamente pelo controle de segurança.
Por fim, se o seu passaporte precisa de um visto para entrar na União Europeia, sem ele o seu deslocamento entre os terminais T1-3 ou T4 não será fácil. Isso porque você precisa sair da alfândega na área de chegadas para poder pegar o ônibus.
Quando cidadãos não pertencentes à União Europeia fazem compras elegíveis dentro da UE, eles podem solicitar o reembolso de qualquer imposto pago antes de deixá-la. Se a cidade de Madri é sua última parada por lá, você pode fazer sua solicitação no próprio aeroporto.
O processo pode parecer um pouco confuso, a princípio. Lembre-se primeiro de preencher todos os formulários necessários no ato da compra na loja e de trazê-los no dia do embarque. No aeroporto, eles terão que ser validados ou carimbados no balcão de reembolsos ou pelo quiosque antes de fazer seu check-in, já que os agentes da alfândega podem pedir para ver suas compras. Você precisará apresentar seu cartão de embarque ou uma cópia do seu bilhete, além do passaporte.
Caso tenha bagagem para despachar, despache-a somente depois de validar o formulário. A maioria dos reembolsos é feita eletronicamente para sua conta bancária ou cartão de crédito, mas às vezes eles são pagos em dinheiro no próprio escritório de devolução do IVA. Certifique-se de usar os formulários no balcão apropriado, pois existem várias empresas que gerenciam o processo de reembolso.
Mesmo depois de passar pela segurança, nem tudo à venda no aeroporto é permitido em outros países. Isso inclui certos tipos de queijo e alguns dos famosos presuntos bellota vendidos no terminal. Você pode acabar levando uma multa ao chegar no país de destino, caso esteja viajando para fora da UE. Eu recomendo consultar o vendedor antes de passar seu cartão de crédito.
Madri tem muitos hotéis próximos ao aeroporto, mas nenhum deles está fisicamente interligado ao aeroporto. Eu prefiro me hospedar tanto no Marriott como no Hilton, que têm serviços de traslado com saídas frequentes suficientes entre os terminais e ambos os hotéis. Os transfers do Terminal 4 antes de ir para os T1-3 e depois para seus respectivos hotéis; em seguida, eles fazem o caminho reverso.
O aeroporto de Madrid-Barajas está ligado à cidade por uma linha de metrô. O excelente sistema metroviário de Madri é rápido, limpo, frequente e fácil de usar. Lembre-se apenas de que, para pegar o metrô do aeroporto para a cidade ou vice-versa, você terá que pagar uma pequena diferença à tarifa padrão.
A viagem até o coração da cidade leva cerca de 30 a 40 minutos, o que me parece ser praticamente o mesmo tempo dos serviços de traslado dos hotéis, contando espera e trajeto. Embora traslados possam ser mais baratos, se o tempo permitir, considere um hotel no centro da cidade perto de uma estação de metrô que seja conveniente para a viagem até o aeroporto.
O novo Canopy by Hilton em Madri é um dos meus preferidos dada a sua distância de 10 minutos a pé da estação de metrô Nuevos Minesterios. De lá até o aeroporto você vai levar apenas outros 10 minutos, sem baldeações.
Como não há muitas atrações a uma curta distância da maioria dos hotéis do aeroporto (além de parques empresariais e prédios residenciais), turistas podem se sentir isolados. Uma alternativa é pegar um ônibus público de alguns desses hotéis até uma estação de metrô próxima e ir até a cidade.
Os trens Cercanias (aqueles que vão para os subúrbios de Madri) também chegam à estação Terminal 4 do aeroporto. A partir de lá, quem estiver indo para outros terminais pode pegar o metrô.
Em número de pistas, o aeroporto de Madrid-Barajas fica atrás somente dos aeroportos de Amsterdã e Istambul dentro da Europa (são 4, 5 e 6, respectivamente).
Dependendo de onde você estiver no aeroporto (e de modo bem visível a partir de duas das suas quatro pistas), uma longa cruz branca pode ser vista na parede de uma das colinas vizinhas. Eu costumava me perguntar o porquê de ela estar ali, até que enfim resolvi me informar. Aparentemente, muita gente faz essa mesma pergunta todos os dias nos balcões de informações do aeroporto.
Ela é um monumento dedicado às mais de 1.000 pessoas mortas no Massacre de Paracuellos naquele mesmo local, em 1936, durante a Guerra Civil Espanhola. Um cemitério (não visível) está localizado ao pé daquele morro.
Além de ser o mais movimentado da Espanha, ele também foi o primeiro aeroporto do país. Hoje, você pode viajar para os cinco continentes num voo direto partindo das suas quatro pistas.
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Sim, há somente um aeroporto em Madri.
Geralmente, o dia com mais voos partindo do aeroporto de Madrid-Barajas é segunda-feira, com uma média de 13 voos partindo do aeroporto.
Código IATA | MAD |
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Opera em | Madri |
Terminais | 1, 2, 4, 4S |
Principais companhias aéreas | flynas, Euroairlines, Plus Ultra |