Pesquisar voos
Conselho de especialista
Quando reservar
Perguntas frequentes e dicas
Avaliações
Rotas de voo da ITA Airways

AZ

Pesquisar voos baratos da ITA Airways

1 adulto
1 adulto, Econômica

Pesquise em centenas de sites de viagens ao mesmo tempo ofertas de voos da ITA Airways

Viajantes amam KAYAK
41.299.237 buscas nos últimos 7 dias no KAYAK

Economize 12% ou maisCompare vários sites de viagens de uma só vez.

100% grátisSem taxas ou cobranças ocultas.

Personalize sua passagemEscolha tarifas com pagamento parcelado, reserva flexível e muito mais.

ITA Airways: conselhos e recomendações de especialistas

Ramsey Qubein, escritor(a) especializado(a) em viagens, compartilha tudo o que você precisa saber antes de reservar um voo com ITA Airways.
Ramsey Qubein
3 de outubro de 2024

Se o nome ITA Airways não soa muito familiar, é porque ele é a reencarnação da antiga companhia aérea nacional italiana, a Alitalia. Hoje, a Italia Transporto Aereo S.P.A. (ITA) assume essa posição, com sua moderna frota de aeronaves agora ostentando o característico azul do uniforme da seleção de futebol italiana (la Azzurra!), com detalhes em vermelho, branco e verde representando a bandeira do país.

O Aeroporto de Roma Fiumicino foi consolidado como seu principal centro de distribuição de voos, mas ela também mantém operações regionais em Milão. A partir dessas duas cidades, você pode voar com a ITA por toda a Europa ou até mesmo para destinos mais distantes. Após investimentos do Grupo Lufthansa, há rumores de que a companhia aérea italiana pode deixar a aliança SkyTeam e se juntar à Star Alliance. Por enquanto, veja aqui tudo o que você precisa saber sobre a ITA Airways.

Rotas da ITA Airways

A Alitalia vinha perdendo dinheiro há décadas, e a reformulação da marca tem justamente como objetivo corrigir esse problema. Um dos seus desdobramentos foi a reestruturação do seu mapa de rotas para cortar voos não lucrativos e abandonar de vez suas operações em outro hub local, o Aeroporto Internacional de Milão Malpensa. Isso significa que a ITA Airways não atende mais ao segundo maior aeroporto da Itália.

Todos seus voos de longa distância passam agora pelo Aeroporto de Roma Fiumicino, com conexões a destinos domésticos e internacionais. Ela ainda voa para muitas cidades regionais a partir do Aeroporto de Milão Linate, cuja localização é conveniente para ir e vir do centro da cidade.

A ITA voa para uma série de cidades na América do Norte e do Sul, África e Ásia. Ela também opera em quase todos os aeroportos comerciais da Itália que voam para Roma e, às vezes, Milão.

Com o investimento da Lufthansa, a companhia aérea também está adicionando muitos novos destinos ao seu mapa de rotas. Isso inclui voos para Bangkok e Dubai, além de serviços sazonais a mais aeroportos, como São Francisco e Washington Dulles (ambos hubs da Star Alliance nos EUA).

Frota e cabines da ITA Airways

A ITA Airways abandonou seus antigos aviões Boeing para concentrar toda sua operação em uma frota Airbus. O interior das suas cabines também passou por uma repaginada para deixá-las mais modernas e combinar com a nova identidade da marca. Sua experiência voando com a ITA deve variar, dependendo da rota e da aeronave.

Voos de longa distância

Seus aviões de grande porte são os Airbus A350 e A330, utilizados em suas rotas de longa distância ao redor do mundo. A classe executiva de ambos os modelos impressiona com seu amplo espaço e privacidade, graças à sua configuração 1-2-1 (1 assento em cada lateral e 2 assentos no meio).

Nos modelos A330, sua configuração é chamada de "staggered" – isso significa que os assentos estão desalinhados, com alguns deles mais próximos do corredor e outros da janela, proporcionando maior privacidade. Pessoalmente, eu sempre prefiro os que estão mais pertinho das janelas. Nas aeronaves A350, todos os assentos "dão as costas" ao corredor e ficam voltados em direção à janela, também para oferecer um pouco mais de privacidade aos passageiros.

Eu simplesmente adoro o serviço de bordo da Business Class, a classe executiva da ITA, com diferentes opções para entrada, prato principal e sobremesa. Tudo é disposto como se você estivesse em um restaurante, sobre as toalhas de mesa (sem bandejas durante a refeição principal). Grandes taças reservadas às vinícolas italianas da sua carta de vinhos aparecem com os aperitivos, mas é o primeiro prato principal de massa que é o meu favorito, servido al dente. Você pode escolher entre duas opções.

Em seguida, eles servem o prato principal, que inclui carne ou frutos do mar (geralmente sem opção vegetariana, então é recomendável solicitar o serviço de alimentação especial com antecedência se esta é sua preferência). A sobremesa chega logo em seguida, com a opção de uma porção de queijos italianos acompanhada de licores. À Economy Class, sua classe econômica, também são servidos vinho cortesia e duas opções de refeição, embora com um atendimento menos pomposo.

Passageiros da classe executiva desfrutam de travesseiros grandes, cobertores felpudos, pantufas, kits de amenidades Salvatore Ferragamo e fones de ouvido básicos. Se você tem curiosidade para saber o que está no cardápio da executiva do seu voo, a companhia aérea disponibiliza os menus de bordo em seu site.

A ITA oferece ainda a classe Premium Economy em seus voos mais longos. Seus assentos têm até 40% mais espaço do que os da econômica padrão, apoio de cabeça e descanso para os pés, e um serviço de alimentação e bebida mais substancial. Passageiros voando nesta tarifa também contam com embarque prioritário e vantagens no check-in. Eu acho legal como pequenos detalhes fazem a diferença, como a bebida de boas-vindas e telas de TV maiores, passando a impressão de um atendimento verdadeiramente premium.

Voos de curta distância

Voos curtos e regionais são operados com aeronaves Airbus A220, A319, A320 e A321. Sua classe executiva não tem nada de mais, visto que seus assentos têm o mesmo estilo da econômica, com pouquíssimo espaço para as pernas, embora o assento ao lado do seu seja bloqueado para seu maior conforto.

Quando viajo na tarifa Economy Class, tento escolher voos operados com modelos A220 por causa da sua configuração 2-2 (2 assentos de cada lado, separados pelo corredor) em vez da 3-3, encontrada em aviões maiores. Diferentemente das aeronaves de fuselagem larga da ITA, nenhum deles possui telas de entretenimento embutidas nos assentos.

Apesar de os serviços e comodidades oferecidos em seus voos de longa distância causarem uma ótima impressão, a ITA deixa muito a desejar em suas operações de curta distância. Normalmente, há apenas uma opção de refeição para a Business Class (massa ou alguns sanduíches frios pequenos). Em voos de três horas ou mais, uma opção quente adicional pode ser oferecida. Meu jeitinho pessoal é solicitar uma alimentação especial, pois muitas vezes elas são melhores do que a comida servida em viagens curtas.

Embora eu ache a classe executiva nestes voos curtos razoavelmente comum, parabéns à ITA por oferecer bebidas e lanches cortesia na econômica de voos curtos e longos. Muitas companhias aéreas europeias mudaram para um modelo de serviço de vendas a bordo.

Em voos domésticos, a tarifa Superior Class é um produto especial que inclui um assento extra bloqueado ao seu lado (exceto no A220), maior franquia de bagagem, check-in e embarque prioritários, acesso à sala VIP e alimentos e bebidas a bordo.

Exceto pelo espaço extra com o assento ao lado bloqueado, eu não vejo grandes vantagens em optar por essa tarifa, uma vez que meu status de passageiro Elite com a SkyTeam Alliance já inclui muitos dos mesmos benefícios. Mas se você não tem o status, esta pode ser uma boa maneira de tornar sua viagem mais agradável com alguns serviços extras.

Outra consideração importante é que a ITA Airways oferece algumas versões com desconto das suas tarifas tradicionais Superior e Economy Class, no estilo "econômica básica" – com restrições adicionais em troca de economizar um dinheirinho extra. Elas podem valer a pena se você não terá tempo para usar a sala VIP antes do embarque ou se sequer estiver despachando bagagem.

Entretenimento a bordo

A frota inteira de fuselagem larga, bem como os aviões A320neo, A321neo e A220, contam com Wi-Fi a bordo. A troca de mensagens é gratuita em voos de longa distância, mas para outras opções de conectividade você terá que pagar uma taxa extra. O objetivo da companhia aérea é oferecer Wi-Fi em toda a sua frota.

Eu acho que a taxa cobrada em voos de longa distância apenas para checar e-mails ou navegar na internet é bem razoável para quem pensa em trabalhar durante a viagem e manter a produtividade. Caso não queira pagar por ela, você pode assistir a uma longa lista de filmes de Hollywood, programas de curta duração e séries de TV, e ainda escutar música gratuitamente nas telas individuais em aeronaves de fuselagem maior.

Salas VIP

Uma área em que a ITA se destaca é a oferta de salas VIP em aeroportos. Saladas frescas, massas, pizzas, sanduíches e outras delícias italianas vão matar qualquer fome entre um voo e outro. Baristas preparam cafés feitos sob medida e bartenders cuidam dos coquetéis. A carta de vinhos é quase que exclusivamente italiana.

Prove outras especialidades como o Aperol Spritz ou um delicioso limoncello para uma experiência verdadeiramente italiana. A companhia aérea opera suas próprias salas VIP em muitos destinos, mas também coopera com as salas próprias de outros aeroportos para oferecer a passageiros premium e elegíveis um lugar para relaxar antes do voo quando não houver uma sala ITA disponível.

Como a IT Airways faz parte da SkyTeam Alliance, isso significa que os passageiros SkyTeam Elite Plus também têm acesso a uma sala VIP elegível, mesmo voando na classe econômica.

Programa de fidelidade

Volare é o programa de fidelidade da ITA Airways. Muitos viajantes que fazem parte de outros programas da SkyTeam preferem creditar suas milhas nele. Se você tem status de passageiro Elite com outra parceira da aliança e quer fazer um teste com o Volare, deixo aqui uma ótima dica.

O Volare está sempre oferecendo a igualação do status para membros de programas de fidelidade concorrentes. Esta pode ser uma ótima maneira de garantir seu status Elite pela SkyTeam instantaneamente, caso voe com frequência com outras companhias aéreas. Dessa forma, toda vez que voar com a ITA ou suas parceiras atuais (como a Delta ou a Air France), você ainda poderá desfrutar dos benefícios.

Se a ITA sair mesmo da SkyTeam e se mudar para a Star Alliance, você obterá o status elite da Star Alliance, o que pode se provar igualmente vantajoso.

Outras dicas para voar com a ITA

Leia abaixo algumas outras sugestões para desfrutar de maior flexibilidade voando com a ITA Airways.

Faça um lance para ganhar um upgrade

Eu adoro fechar um bom negócio. Quando a ITA constata que terá assentos livres na classe executiva, ela pode enviar um e-mail para você propondo deixar sua oferta por um upgrade. Mas eu nem costumo esperar pelo contato deles – vou direto para a página dedicada a upgrades da companhia aérea para deixar meu lance. Essa é uma ótima maneira de conseguir mais espaço e comida melhor por um bom desconto, se o seu for um dos lances mais altos.

Você pode tentar um upgrade de três maneiras: uma delas é deixando seu lance (minha recomendação); outra é aceitando a taxa fixa que eles cobram (fazer um lance costuma ser mais barato), ou ainda esperando para ver se há uma oferta melhor quando chegar ao aeroporto. Esta última alternativa é arriscada, pois outros passageiros já podem ter feito upgrade pelo sistema de leilão e fisgado os assentos disponíveis até a hora do seu embarque.

Tempo para pensar

Se os seus planos de viagem ainda estão indefinidos, mas você encontra uma tarifa baixa e não quer perdê-la, a opção “Tempo para Pensar” permite salvá-la por até 72 horas mediante o pagamento de uma taxa. Eu gostaria que mais companhias aéreas oferecessem essa opção durante o processo de reserva.

Este artigo encomendado pelo KAYAK é apresentado como está, apenas para fins informativos gerais, e pode não estar atualizado. As opiniões contidas no artigo são originais do(a) autor(a) e refletem sua experiência autêntica, que pode variar significativamente da experiência de outras pessoas. Encontre mais perspectivas em nossas resenhas de usuários abaixo.

Informações úteis

Baixa temporada

agosto

Alta temporada

julho
Melhor época para evitar multidões mas com um aumento médio de 13% no preço.
Época mais popular para voar, com um aumento médio de 16% no preço.

Perguntas frequentes sobre voos com a ITA Airways

  • Qual é o limite da bagagem de mão da ITA Airways?

    Ao voar com a ITA Airways, a bagagem de mão não deve exceder 55x35x25 cm. Se sua bagagem for maior, é provável que a equipe da ITA Airways solicite que você pague uma taxa adicional para despachá-la.

  • Para quais destinos a ITA Airways voa?

    A ITA Airways oferece voos diretos para 71 cidades em 30 países. Milão, Roma, e Catânia são as cidades mais populares servidas pela ITA Airways.

  • Qual é o aeroporto principal da ITA Airways?

    A ITA Airways concentra a maior parte de suas operações de voo em Roma.

  • Como o KAYAK encontra preços tão baixos em voos da ITA Airways?

    O KAYAK é um buscador de viagens. Isso significa que vasculhamos a web até encontrar os melhores preços para nossos usuários. Processamos anualmente mais de 2 bilhões de pesquisas de voos, o que nos permite exibir uma grande variedade de preços e opções de voos de todas as companhias aéreas, incluindo a ITA Airways.

  • Quando as passagens da ITA Airways estão mais baratas?

    Os preços de voos da ITA Airways variam de acordo com a temporada e a rota que você deseja fazer. Nossos dados mostram que, de modo geral, o mês mais barato para voar com a ITA Airways é agosto, já o mais caro é julho.

  • Qual é a rota mais barata feita pela ITA Airways?

    Nas últimas 72 horas, a rota mais barata feita pela ITA Airways e encontrada pelo KAYAK foi de Madri para Roma, com o valor de R$ 434 por uma viagem de ida e volta.

  • Quais são os aeroportos mais populares da onde os voos da ITA Airways partem?

  • ITA Airways é parte de uma aliança aérea?

    Não, ITA Airways não é parte de uma aliança aérea.

  • Para quantos destinos a ITA Airways voa?

    No total, a ITA Airways voa para 73 destinos.

Melhores dicas para voar com a ITA Airways

  • O mês mais barato para voos com a ITA Airways é agosto e, geralmente, o mês mais caro é julho.

Avaliações de clientes da ITA Airways

6,7
AceitávelBaseado em 985 avaliações verificadas
7,4Tripulação
6,7Conforto
6,0Comida
6,8Embarque
6,1Entretenimento

Nota dos viajantes:
Ordenar por:
A
4,0 Regular
JFK-FCO
"O embarque foi caótico. O serviço foi ruim. A atendente foi lenta e rude. Na classe executiva, não me ofereceram uma bebida até 1,5 horas após a decolagem. A comida era intragável."
V
10,0 Excelente
FCO-BOS
Estávamos viajando com um bebê e o pessoal foi incrivelmente gentil.
S
10,0 Excelente
JFK-IAD
O voo da Delta foi excelente. A única desvantagem foi que não havia internet sem fio, mas como o voo foi tão curto, não foi um grande problema.
V
10,0 Excelente
FCO-AMS
Ótima equipe, avião mais novo, o embarque foi muito desorganizado, ainda não entendo por que as companhias aéreas continuam embarcando de frente para trás na classe econômica em vez de de trás para frente.
N
2,0 Ruim
JFK-FCO
Terrível. Cancelaram 2 voos e depois mandaram todos de ÔNIBUS de Roma. Eles deveriam fazer algo para compensar.
V
2,0 Ruim
FCO-IAD
"Paguei por um assento que não recebi. A comissária de bordo disse que iria ""reportar"" o problema. A comida estava terrível. Não há serviço a menos que seja solicitado. O avião estava imundo. Os assentos estavam se desintegrando. Descanso para os pés quebrado. O vaso sanitário do banheiro estava preso com fita adesiva. Não houve anúncios de portão, mesmo com um atraso de 2 horas. Isso é suficiente?"
A
4,0 Regular
JFK-FCO
Pedimos uma refeição sem glúten e nunca a recebemos!
M
2,0 Ruim
JFK-FCO
Os assentos são horrivelmente desconfortáveis. Estávamos na classe econômica premium e pagamos um preço premium, mas os assentos eram os piores! Você podia sentir cada barra estrutural no assento, não havia acolchoamento, nenhum kit de amenidades e os apoios para os pés estavam quebrados. Fita adesiva estava segurando outro assento. Quando chegamos ao nosso destino final, Veneza, minha mala estava rasgada e minhas roupas estavam prestes a cair da bolsa. Eu teria estado mais confortável se tivesse voado em um avião de papel pelo Atlântico.
K
2,0 Ruim
FCO-JFK
Eu não gostei de nada neste voo. A comida era ruim, o serviço era ruim, o voo era antigo e não tinha conexão com a tela, não havia entretenimento algum e a viagem foi longa. O entretenimento foi ruim e a equipe não ajudou.
K
10,0 Excelente
CAI-FCO
Algumas atualizações sobre as opções de entretenimento: a comida estava ruim, eles deveriam ter muitas opções 😞

Status do voo: ITA Airways

sáb 6/7

Mapa da rota: ITA Airways - Para quais destino a ITA Airways voa?

Descubra para quais destinos você pode viajar direto com a ITA Airways ao inserir seu aeroporto de partida. Se você quer saber se a ITA Airways faz determinada rota, insira os aeroportos de partida e destino antes de pesquisar.
sáb 6/7

Todas rotas de voos da ITA Airways

Voo #Aeroporto de partidaAeroporto de chegadaDuraçãoDomsegterquaquisexSáb
680Roma (FCO)Buenos Aires (EZE)14h 0min
640Roma (FCO)São Francisco (SFO)13h 5min
620Roma (FCO)Los Angeles (LAX)12h 45min
792Roma (FCO)Tóquio (HND)12h 30min
793Tóquio (HND)Roma (FCO)14h 45min
614Roma (FCO)Boston (BOS)9h 15min
681Buenos Aires (EZE)Roma (FCO)12h 50min
621Los Angeles (LAX)Roma (FCO)11h 40min
641São Francisco (SFO)Roma (FCO)12h 0min
610Roma (FCO)Nova York (JFK)9h 45min
615Boston (BOS)Roma (FCO)8h 0min
770Roma (FCO)Nova Deli (DEL)7h 45min
769Nova Deli (DEL)Roma (FCO)8h 40min
618Roma (FCO)Washington, D.C. (IAD)10h 0min
628Roma (FCO)Chicago (ORD)10h 45min
629Chicago (ORD)Roma (FCO)9h 25min
630Roma (FCO)Miami (MIA)11h 25min
679São Paulo (GRU)Roma (FCO)11h 40min
650Roma (FCO)Toronto (YYZ)9h 50min
651Toronto (YYZ)Roma (FCO)8h 35min
678Roma (FCO)São Paulo (GRU)12h 15min
603Nova York (JFK)Roma (FCO)8h 40min
631Miami (MIA)Roma (FCO)10h 10min
758Roma (FCO)Bangkok (BKK)10h 50min
673Rio de Janeiro (GIG)Roma (FCO)11h 15min
619Washington, D.C. (IAD)Roma (FCO)8h 45min
857Dubai (DXB)Roma (FCO)6h 50min
866Roma (FCO)Tunis (TUN)1h 20min
432Roma (FCO)Munique (MUC)1h 35min
1634Brindisi (BDS)Roma (FCO)1h 15min
333Paris (CDG)Roma (FCO)2h 5min
759Bangkok (BKK)Roma (FCO)12h 15min
Mais rotas

Informações de contato da ITA Airways

  • AZCódigo IATA
  • +39 06 85960 020Ligar
  • itaspa.comVisita

Tudo que você precisa saber sobre voos da ITA Airways

Informações da ITA Airways

Código IATAAZ
Rotas190
Rota principalAeroporto de Roma Fiumicino para o aeroporto de Milão-Linate
Aeroportos em que opera73
Aeroporto principalRoma Fiumicino
Dados sobre o status do voo, cancelamentos e atrasos fornecidos por Flightstats.com. Os dados da Flightstats podem conter erros. Confirme sempre a informação indicada aqui com a companhia aérea.