Se o nome ITA Airways não soa muito familiar, é porque ele é a reencarnação da antiga companhia aérea nacional italiana, a Alitalia. Hoje, a Italia Transporto Aereo S.P.A. (ITA) assume essa posição, com sua moderna frota de aeronaves agora ostentando o característico azul do uniforme da seleção de futebol italiana (la Azzurra!), com detalhes em vermelho, branco e verde representando a bandeira do país.
O Aeroporto de Roma Fiumicino foi consolidado como seu principal centro de distribuição de voos, mas ela também mantém operações regionais em Milão. A partir dessas duas cidades, você pode voar com a ITA por toda a Europa ou até mesmo para destinos mais distantes. Após investimentos do Grupo Lufthansa, há rumores de que a companhia aérea italiana pode deixar a aliança SkyTeam e se juntar à Star Alliance. Por enquanto, veja aqui tudo o que você precisa saber sobre a ITA Airways.
A Alitalia vinha perdendo dinheiro há décadas, e a reformulação da marca tem justamente como objetivo corrigir esse problema. Um dos seus desdobramentos foi a reestruturação do seu mapa de rotas para cortar voos não lucrativos e abandonar de vez suas operações em outro hub local, o Aeroporto Internacional de Milão Malpensa. Isso significa que a ITA Airways não atende mais ao segundo maior aeroporto da Itália.
Todos seus voos de longa distância passam agora pelo Aeroporto de Roma Fiumicino, com conexões a destinos domésticos e internacionais. Ela ainda voa para muitas cidades regionais a partir do Aeroporto de Milão Linate, cuja localização é conveniente para ir e vir do centro da cidade.
A ITA voa para uma série de cidades na América do Norte e do Sul, África e Ásia. Ela também opera em quase todos os aeroportos comerciais da Itália que voam para Roma e, às vezes, Milão.
Com o investimento da Lufthansa, a companhia aérea também está adicionando muitos novos destinos ao seu mapa de rotas. Isso inclui voos para Bangkok e Dubai, além de serviços sazonais a mais aeroportos, como São Francisco e Washington Dulles (ambos hubs da Star Alliance nos EUA).
A ITA Airways abandonou seus antigos aviões Boeing para concentrar toda sua operação em uma frota Airbus. O interior das suas cabines também passou por uma repaginada para deixá-las mais modernas e combinar com a nova identidade da marca. Sua experiência voando com a ITA deve variar, dependendo da rota e da aeronave.
Seus aviões de grande porte são os Airbus A350 e A330, utilizados em suas rotas de longa distância ao redor do mundo. A classe executiva de ambos os modelos impressiona com seu amplo espaço e privacidade, graças à sua configuração 1-2-1 (1 assento em cada lateral e 2 assentos no meio).
Nos modelos A330, sua configuração é chamada de "staggered" – isso significa que os assentos estão desalinhados, com alguns deles mais próximos do corredor e outros da janela, proporcionando maior privacidade. Pessoalmente, eu sempre prefiro os que estão mais pertinho das janelas. Nas aeronaves A350, todos os assentos "dão as costas" ao corredor e ficam voltados em direção à janela, também para oferecer um pouco mais de privacidade aos passageiros.
Eu simplesmente adoro o serviço de bordo da Business Class, a classe executiva da ITA, com diferentes opções para entrada, prato principal e sobremesa. Tudo é disposto como se você estivesse em um restaurante, sobre as toalhas de mesa (sem bandejas durante a refeição principal). Grandes taças reservadas às vinícolas italianas da sua carta de vinhos aparecem com os aperitivos, mas é o primeiro prato principal de massa que é o meu favorito, servido al dente. Você pode escolher entre duas opções.
Em seguida, eles servem o prato principal, que inclui carne ou frutos do mar (geralmente sem opção vegetariana, então é recomendável solicitar o serviço de alimentação especial com antecedência se esta é sua preferência). A sobremesa chega logo em seguida, com a opção de uma porção de queijos italianos acompanhada de licores. À Economy Class, sua classe econômica, também são servidos vinho cortesia e duas opções de refeição, embora com um atendimento menos pomposo.
Passageiros da classe executiva desfrutam de travesseiros grandes, cobertores felpudos, pantufas, kits de amenidades Salvatore Ferragamo e fones de ouvido básicos. Se você tem curiosidade para saber o que está no cardápio da executiva do seu voo, a companhia aérea disponibiliza os menus de bordo em seu site.
A ITA oferece ainda a classe Premium Economy em seus voos mais longos. Seus assentos têm até 40% mais espaço do que os da econômica padrão, apoio de cabeça e descanso para os pés, e um serviço de alimentação e bebida mais substancial. Passageiros voando nesta tarifa também contam com embarque prioritário e vantagens no check-in. Eu acho legal como pequenos detalhes fazem a diferença, como a bebida de boas-vindas e telas de TV maiores, passando a impressão de um atendimento verdadeiramente premium.
Voos curtos e regionais são operados com aeronaves Airbus A220, A319, A320 e A321. Sua classe executiva não tem nada de mais, visto que seus assentos têm o mesmo estilo da econômica, com pouquíssimo espaço para as pernas, embora o assento ao lado do seu seja bloqueado para seu maior conforto.
Quando viajo na tarifa Economy Class, tento escolher voos operados com modelos A220 por causa da sua configuração 2-2 (2 assentos de cada lado, separados pelo corredor) em vez da 3-3, encontrada em aviões maiores. Diferentemente das aeronaves de fuselagem larga da ITA, nenhum deles possui telas de entretenimento embutidas nos assentos.
Apesar de os serviços e comodidades oferecidos em seus voos de longa distância causarem uma ótima impressão, a ITA deixa muito a desejar em suas operações de curta distância. Normalmente, há apenas uma opção de refeição para a Business Class (massa ou alguns sanduíches frios pequenos). Em voos de três horas ou mais, uma opção quente adicional pode ser oferecida. Meu jeitinho pessoal é solicitar uma alimentação especial, pois muitas vezes elas são melhores do que a comida servida em viagens curtas.
Embora eu ache a classe executiva nestes voos curtos razoavelmente comum, parabéns à ITA por oferecer bebidas e lanches cortesia na econômica de voos curtos e longos. Muitas companhias aéreas europeias mudaram para um modelo de serviço de vendas a bordo.
Em voos domésticos, a tarifa Superior Class é um produto especial que inclui um assento extra bloqueado ao seu lado (exceto no A220), maior franquia de bagagem, check-in e embarque prioritários, acesso à sala VIP e alimentos e bebidas a bordo.
Exceto pelo espaço extra com o assento ao lado bloqueado, eu não vejo grandes vantagens em optar por essa tarifa, uma vez que meu status de passageiro Elite com a SkyTeam Alliance já inclui muitos dos mesmos benefícios. Mas se você não tem o status, esta pode ser uma boa maneira de tornar sua viagem mais agradável com alguns serviços extras.
Outra consideração importante é que a ITA Airways oferece algumas versões com desconto das suas tarifas tradicionais Superior e Economy Class, no estilo "econômica básica" – com restrições adicionais em troca de economizar um dinheirinho extra. Elas podem valer a pena se você não terá tempo para usar a sala VIP antes do embarque ou se sequer estiver despachando bagagem.
A frota inteira de fuselagem larga, bem como os aviões A320neo, A321neo e A220, contam com Wi-Fi a bordo. A troca de mensagens é gratuita em voos de longa distância, mas para outras opções de conectividade você terá que pagar uma taxa extra. O objetivo da companhia aérea é oferecer Wi-Fi em toda a sua frota.
Eu acho que a taxa cobrada em voos de longa distância apenas para checar e-mails ou navegar na internet é bem razoável para quem pensa em trabalhar durante a viagem e manter a produtividade. Caso não queira pagar por ela, você pode assistir a uma longa lista de filmes de Hollywood, programas de curta duração e séries de TV, e ainda escutar música gratuitamente nas telas individuais em aeronaves de fuselagem maior.
Uma área em que a ITA se destaca é a oferta de salas VIP em aeroportos. Saladas frescas, massas, pizzas, sanduíches e outras delícias italianas vão matar qualquer fome entre um voo e outro. Baristas preparam cafés feitos sob medida e bartenders cuidam dos coquetéis. A carta de vinhos é quase que exclusivamente italiana.
Prove outras especialidades como o Aperol Spritz ou um delicioso limoncello para uma experiência verdadeiramente italiana. A companhia aérea opera suas próprias salas VIP em muitos destinos, mas também coopera com as salas próprias de outros aeroportos para oferecer a passageiros premium e elegíveis um lugar para relaxar antes do voo quando não houver uma sala ITA disponível.
Como a IT Airways faz parte da SkyTeam Alliance, isso significa que os passageiros SkyTeam Elite Plus também têm acesso a uma sala VIP elegível, mesmo voando na classe econômica.
Volare é o programa de fidelidade da ITA Airways. Muitos viajantes que fazem parte de outros programas da SkyTeam preferem creditar suas milhas nele. Se você tem status de passageiro Elite com outra parceira da aliança e quer fazer um teste com o Volare, deixo aqui uma ótima dica.
O Volare está sempre oferecendo a igualação do status para membros de programas de fidelidade concorrentes. Esta pode ser uma ótima maneira de garantir seu status Elite pela SkyTeam instantaneamente, caso voe com frequência com outras companhias aéreas. Dessa forma, toda vez que voar com a ITA ou suas parceiras atuais (como a Delta ou a Air France), você ainda poderá desfrutar dos benefícios.
Se a ITA sair mesmo da SkyTeam e se mudar para a Star Alliance, você obterá o status elite da Star Alliance, o que pode se provar igualmente vantajoso.
Leia abaixo algumas outras sugestões para desfrutar de maior flexibilidade voando com a ITA Airways.
Eu adoro fechar um bom negócio. Quando a ITA constata que terá assentos livres na classe executiva, ela pode enviar um e-mail para você propondo deixar sua oferta por um upgrade. Mas eu nem costumo esperar pelo contato deles – vou direto para a página dedicada a upgrades da companhia aérea para deixar meu lance. Essa é uma ótima maneira de conseguir mais espaço e comida melhor por um bom desconto, se o seu for um dos lances mais altos.
Você pode tentar um upgrade de três maneiras: uma delas é deixando seu lance (minha recomendação); outra é aceitando a taxa fixa que eles cobram (fazer um lance costuma ser mais barato), ou ainda esperando para ver se há uma oferta melhor quando chegar ao aeroporto. Esta última alternativa é arriscada, pois outros passageiros já podem ter feito upgrade pelo sistema de leilão e fisgado os assentos disponíveis até a hora do seu embarque.
Se os seus planos de viagem ainda estão indefinidos, mas você encontra uma tarifa baixa e não quer perdê-la, a opção “Tempo para Pensar” permite salvá-la por até 72 horas mediante o pagamento de uma taxa. Eu gostaria que mais companhias aéreas oferecessem essa opção durante o processo de reserva.
Este artigo encomendado pelo KAYAK é apresentado como está, apenas para fins informativos gerais, e pode não estar atualizado. As opiniões contidas no artigo são originais do(a) autor(a) e refletem sua experiência autêntica, que pode variar significativamente da experiência de outras pessoas. Encontre mais perspectivas em nossas resenhas de usuários abaixo.
Baixa temporada | setembro |
---|---|
Alta temporada | novembro |
Voo mais barato | R$ 750 |
Voo # | Aeroporto de partida | Aeroporto de chegada | Duração | Dom | seg | ter | qua | qui | sex | Sáb |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1579 | Roma (FCO) | Alghero Sardinia (AHO) | 1h 5min | • | • | • | • | • | • | • |
856 | Roma (FCO) | Dubai (DXB) | 6h 10min | • | • | • | • | • | • | • |
806 | Roma (FCO) | Tel Aviv (TLV) | 3h 20min | • | • | • | • | • | • | • |
1617 | Roma (FCO) | Bari (BRI) | 1h 10min | • | • | • | • | • | • | |
1675 | Roma (FCO) | Florença (FLR) | 0h 55min | • | • | • | • | • | • | |
214 | Roma (FCO) | Londres (LCY) | 2h 30min | • | • | • | • | • | • | |
1165 | Roma (FCO) | Lamezia Terme (SUF) | 1h 10min | • | • | • | • | • | • | |
238 | Milão (LIN) | Londres (LCY) | 1h 55min | • | • | • | • | • | • | |
1320 | Bolonha (BLQ) | Roma (FCO) | 1h 5min | • | • | • | • | • | • | • |
1170 | Lamezia Terme (SUF) | Roma (FCO) | 1h 15min | • | • | • | • | • | ||
221 | Londres (LCY) | Milão (LIN) | 1h 50min | • | • | • | • | • | ||
1726 | Catânia (CTA) | Roma (FCO) | 1h 25min | • | • | • | • | • | • | |
1570 | Alghero Sardinia (AHO) | Roma (FCO) | 1h 5min | • | • | • | • | • | • | • |
854 | Roma (FCO) | Dakar (DSS) | 6h 10min | • | • | • | • | |||
2061 | Milão (LIN) | Roma (FCO) | 1h 10min | • | • | • | • | |||
1783 | Roma (FCO) | Palermo (PMO) | 1h 10min | • | • | • | • | • | • | |
1733 | Roma (FCO) | Catânia (CTA) | 1h 20min | • | • | • | ||||
1317 | Roma (FCO) | Bolonha (BLQ) | 1h 0min | • | • | • | ||||
1600 | Milão (LIN) | Alghero Sardinia (AHO) | 1h 10min | • | • | • | • | • | ||
1299 | Milão (LIN) | Nápoles (NAP) | 1h 20min | • | • | • | • | • | ||
350 | Milão (LIN) | Paris (ORY) | 1h 30min | • | • | • | • | • | • | |
894 | Roma (FCO) | Cairo (CAI) | 3h 15min | • | • | • | • | • | ||
1625 | Roma (FCO) | Brindisi (BDS) | 1h 10min | • | • | |||||
354 | Roma (FCO) | Nice (NCE) | 1h 15min | • | • | |||||
1161 | Roma (FCO) | Reggio Calabria (REG) | 1h 15min | • | • | |||||
1363 | Roma (FCO) | Trieste (TRS) | 1h 10min | • | • | |||||
1622 | Brindisi (BDS) | Roma (FCO) | 1h 10min | • | • | |||||
1389 | Roma (FCO) | Gênova (GOA) | 1h 10min | • | • | • | • | • | ||
110 | Roma (FCO) | Amsterdã (AMS) | 2h 35min | • | • | • | • | • | • | |
838 | Roma (FCO) | Riad (RUH) | 5h 10min | • | • | • | • | |||
74 | Roma (FCO) | Barcelona (BCN) | 1h 50min | • | • | • | • | • | • | |
1263 | Roma (FCO) | Nápoles (NAP) | 1h 0min | • | • | • | • | • | ||
2056 | Roma (FCO) | Milão (LIN) | 1h 10min | • | • | • | • | |||
1364 | Trieste (TRS) | Roma (FCO) | 1h 10min | • | • | • | • | |||
316 | Roma (FCO) | Paris (CDG) | 2h 15min | • | • | • | • | • | • | |
1743 | Milão (LIN) | Catânia (CTA) | 1h 50min | • | • | • | • | • | • | |
305 | Paris (CDG) | Milão (LIN) | 1h 30min | • | • | • | • | • | ||
300 | Milão (LIN) | Paris (CDG) | 1h 35min | • | • | • | • | • | ||
416 | Milão (LIN) | Frankfurt (FRA) | 1h 20min | • | • | • | • | |||
317 | Paris (CDG) | Roma (FCO) | 2h 5min | • | • | • | • | • | ||
1742 | Catânia (CTA) | Milão (LIN) | 1h 50min | • | • | • | • | • | ||
120 | Milão (LIN) | Amsterdã (AMS) | 1h 55min | • | • | • | • | • | ||
1773 | Milão (LIN) | Palermo (PMO) | 1h 40min | • | • | • | • | |||
1184 | Lamezia Terme (SUF) | Milão (LIN) | 1h 40min | • | • | • | • | |||
60 | Roma (FCO) | Madri (MAD) | 2h 35min | • | • | • | ||||
1645 | Milão (LIN) | Bari (BRI) | 1h 30min | • | • | • | • | • | ||
1195 | Milão (LIN) | Reggio Calabria (REG) | 1h 45min | • | • | • | • | • | ||
1179 | Milão (LIN) | Lamezia Terme (SUF) | 1h 40min | • | • | • | • | • | ||
445 | Stuttgart (STR) | Milão (LIN) | 1h 5min | • | • | • | ||||
574 | Roma (FCO) | Zurique (ZRH) | 1h 35min | • | • | |||||
1612 | Bari (BRI) | Roma (FCO) | 1h 10min | • | ||||||
1792 | Palermo (PMO) | Roma (FCO) | 1h 10min | • | ||||||
156 | Roma (FCO) | Bruxelas (BRU) | 2h 15min | • | • | • | • | • | ||
769 | Nova Deli (DEL) | Roma (FCO) | 9h 5min | • | • | • | • | • | • | |
351 | Paris (ORY) | Milão (LIN) | 1h 25min | • | • | • | • | |||
1460 | Veneza (VCE) | Roma (FCO) | 1h 10min | • | ||||||
681 | Buenos Aires (EZE) | Roma (FCO) | 12h 50min | • | • | • | • | • | • | • |
680 | Roma (FCO) | Buenos Aires (EZE) | 14h 5min | • | • | • | • | • | • | • |
792 | Roma (FCO) | Tóquio (HND) | 12h 15min | • | • | • | • | • | • | • |
1392 | Gênova (GOA) | Roma (FCO) | 1h 10min | • | • | • | • | • | ||
793 | Tóquio (HND) | Roma (FCO) | 15h 5min | • | • | • | • | • | • | • |
897 | Cairo (CAI) | Roma (FCO) | 3h 40min | • | • | • | ||||
673 | Rio de Janeiro (GIG) | Roma (FCO) | 11h 5min | • | • | • | • | • | • | • |
148 | Milão (LIN) | Bruxelas (BRU) | 1h 35min | • | • | • | • | |||
1351 | Milão (LIN) | Trieste (TRS) | 1h 0min | • | • | • | • | |||
1350 | Trieste (TRS) | Milão (LIN) | 1h 0min | • | • | • | • | |||
419 | Frankfurt (FRA) | Milão (LIN) | 1h 15min | • | • | • | • | |||
770 | Roma (FCO) | Nova Deli (DEL) | 7h 35min | • | • | • | • | • | • | |
608 | Roma (FCO) | Nova York (JFK) | 10h 5min | • | • | • | • | • | • | |
630 | Roma (FCO) | Miami (MIA) | 11h 55min | • | • | • | • | • | • | |
609 | Nova York (JFK) | Roma (FCO) | 8h 30min | • | • | • | • | • | • | |
1294 | Nápoles (NAP) | Milão (LIN) | 1h 20min | • | • | • | ||||
672 | Roma (FCO) | Rio de Janeiro (GIG) | 12h 15min | • | • | • | • | • | • | • |
109 | Amsterdã (AMS) | Roma (FCO) | 2h 15min | • | • | • | ||||
759 | Bangkok (BKK) | Roma (FCO) | 12h 50min | • | • | • | • | • | ||
758 | Roma (FCO) | Bangkok (BKK) | 10h 55min | • | • | • | • | • | ||
721 | Atenas (ATH) | Roma (FCO) | 2h 15min | • | • | • | ||||
213 | Londres (LCY) | Roma (FCO) | 2h 35min | • | • | • | ||||
1156 | Reggio Calabria (REG) | Roma (FCO) | 1h 15min | • | • | • | ||||
571 | Zurique (ZRH) | Roma (FCO) | 1h 30min | • | • | |||||
1626 | Brindisi (BDS) | Milão (LIN) | 1h 35min | • | • | • | ||||
1796 | Palermo (PMO) | Milão (LIN) | 1h 40min | • | • | • | ||||
674 | Roma (FCO) | São Paulo (GRU) | 12h 35min | • | • | • | • | • | • | |
63 | Madri (MAD) | Roma (FCO) | 2h 30min | • | • | • | • | |||
777 | Male (MLE) | Roma (FCO) | 10h 25min | • | • | • | • | |||
1569 | Alghero Sardinia (AHO) | Milão (LIN) | 1h 10min | • | • | • | ||||
807 | Tel Aviv (TLV) | Roma (FCO) | 3h 45min | • | • | • | ||||
1630 | Bari (BRI) | Milão (LIN) | 1h 30min | • | • | |||||
151 | Bruxelas (BRU) | Milão (LIN) | 1h 25min | • | • | |||||
1463 | Roma (FCO) | Veneza (VCE) | 1h 10min | • | • | |||||
675 | São Paulo (GRU) | Roma (FCO) | 11h 25min | • | • | • | • | |||
849 | Jeddah (JED) | Roma (FCO) | 5h 20min | • | • | |||||
75 | Barcelona (BCN) | Roma (FCO) | 1h 45min | • | • | • | ||||
722 | Roma (FCO) | Atenas (ATH) | 2h 0min | • | ||||||
1651 | Milão (LIN) | Brindisi (BDS) | 1h 35min | • | • | • | ||||
355 | Nice (NCE) | Roma (FCO) | 1h 15min | • | ||||||
418 | Milão (LIN) | Dusseldorf (DUS) | 1h 30min | • | • | |||||
1196 | Reggio Calabria (REG) | Milão (LIN) | 1h 45min | • | • | |||||
853 | Acra (ACC) | Roma (FCO) | 5h 50min | • | • | |||||
857 | Dubai (DXB) | Roma (FCO) | 7h 10min | • | • | • | • | |||
1274 | Nápoles (NAP) | Roma (FCO) | 1h 0min | • | • | |||||
444 | Milão (LIN) | Stuttgart (STR) | 1h 5min | • | • | • | ||||
631 | Miami (MIA) | Roma (FCO) | 9h 50min | • | • | • | ||||
1428 | Turim (TRN) | Roma (FCO) | 1h 15min | • | • | • | ||||
159 | Bruxelas (BRU) | Roma (FCO) | 2h 5min | • | ||||||
855 | Dakar (DSS) | Roma (FCO) | 5h 35min | • | ||||||
400 | Roma (FCO) | Frankfurt (FRA) | 2h 5min | • | ||||||
436 | Roma (FCO) | Munique (MUC) | 1h 35min | • | ||||||
1676 | Florença (FLR) | Roma (FCO) | 0h 50min | • | ||||||
403 | Frankfurt (FRA) | Roma (FCO) | 2h 0min | • | ||||||
1417 | Roma (FCO) | Turim (TRN) | 1h 15min | • | • | |||||
800 | Roma (FCO) | Argel (ALG) | 1h 55min | • | • |
Código IATA | AZ |
---|---|
Rotas | 186 |
Rota principal | Aeroporto de Roma Fiumicino para o aeroporto de Milão-Linate |
Aeroportos em que opera | 72 |
Aeroporto principal | Roma Fiumicino |