A Flybondi é uma companhia aérea argentina, sediada em Buenos Aires, que se define como ultra low cost por seu modelo econômico de operação. Por isso mesmo, a empresa, que surgiu como startup em 2016 e começou efetivamente suas operações regulares em janeiro de 2018, costuma oferecer valores bastante competitivos nas rotas que opera.
A partir de 2020, começou a expandir significativamente sua malha aérea, inclusive começando a voar entre Argentina e Brasil. Toda a frota da Flybondi é composta de aeronaves Boeing 737-800 NG equipadas com uma única classe de serviço.
Atualmente, voa regularmente para 19 destinos argentinos (Buenos Aires, Bariloche, Comodoro Rivadavia, Córdoba, Corrientes, El Calafate, Iguazú, Jujuy, Mar del Plata, Mendoza, Neuquén, Salta, San Juan, Santiago del Estero, Posadas, Puerto Madryn, Tucumán, Trelew, Ushuaia) e três cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis).
Se o seu destino final na Argentina não é capital do país, é importante saber que não há conectividade imediata entre os voos operados entre Buenos Aires e demais destinos argentinos e os voos ligando Buenos Aires a cidades brasileiras. Neste caso, o recomendável é que o turista pernoite em Buenos Aires entre os dois voos adquiridos.
A Flybondi opera seus voos nacionais e internacionais com uma classe básica de tarifa, a chamada “Tarifa Zero”, que inclui apenas o transporte do passageiro acompanhado de um item pessoal. No entanto, essa tarifa sempre permite adicionar a ela serviços extras (como bagagem de mão, bagagem despachada, embarque prioritário etc) separadamente, dependendo das necessidades de cada viajante. Todos os serviços extras são pagos.
Para voos dentro da Argentina, é possível também afiliar-se ao Club Flybondi que, ao custo de cerca de US$25 anuais, permite ao viajante ter acesso a tarifas especiais (geralmente com descontos de cerca de 10% em relação à tarifa zero), válidas para a compra de passagens para si, para outro adulto e mais dois menores de idade.
Para voos nacionais, dentro da Argentina, passageiros voando Flybondi podem levar apenas uma bagagem de mão pequena por pessoa (mochila ou bolsa) que deve medir até 30x40x20cm (Largura x Altura x Profundidade) e pode pesar no máximo 6 kg. Essa peça deve obrigatoriamente ser guardada embaixo do assento dianteiro do passageiro.
Se o viajante desejar levar uma bagagem de mão maior ou guardá-la no compartimento superior (bagageiro), deve pagar uma taxa extra, seja no momento da compra da passagem ou no ato do check-in. A bagagem de mão comprada como item extra pode medir até 35x55x25cm (Largura x Altura x Profundidade) e pesar no máximo 9kg.
No entanto, não é possível pagar por um segundo volume ou adicionar quilos extras à bagagem de mão. Cada passageiro só pode adquirir um item de bagagem de mão.
Nos voos entre Argentina e Brasil, está sempre incluído na tarifa o transporte de dois itens: um item pessoal ou bagagem de mão pequena (com até 30x20x40cm) mais uma bagagem de mão maior (de até 35x55x25cm – medidas de Largura x Altura x Profundidade) por passageiro. Contudo, o peso total dos dois volumes juntos não pode superar 10kg.
Para qualquer voo operado pela Flybondi, todos os demais itens de serviço (incluindo bagagem despachada, seleção de assento, embarque prioritário ou mesmo alterações de bilhete) são cobrados separadamente, um a um. Dica importante: seja qual for o seu destino final e qual o serviço extra, é sempre mais barato comprar o serviço adicional online do que pagar por ele diretamente no aeroporto.
E se o viajante desejar despachar bagagem, existem duas opções disponíveis: pagar por um volume de até 12kg ou pagar por um volume de até 20kg. Em qualquer um dos casos, a bagagem despachada não poderá ultrapassar o tamanho total de 158cm lineares (número equivalente à soma das medidas de largura + altura + profundidade).
Qualquer peça de bagagem despachada tem custo adicional por trecho e por passageiro, mesmo que sejam voos de conexão.
Sendo uma companhia low cost, os serviços tradicionalmente incluídos no preço das passagens aéreas com companhias regulares são bastante reduzidos nos voos da Flybondi. Até o próprio check-in feito presencialmente no aeroporto e a impressão do cartão de embarque no local acarretam custos extras para o passageiro.
Quando disponível, o ideal é fazer o check-in de maneira virtual desde 48h antes do voo (e até no máximo 4h antes do embarque) diretamente no site da companhia, gerando na hora PDF e QR Code do cartão de embarque. Ainda assim, como cada aeroporto opera de uma maneira e aeroportos menores podem ter menos recursos, é altamente recomendável imprimir o seu cartão de embarque.
Durante o processo de check-in, seja virtual ou presencialmente, é oferecida a possibilidade de escolha de assento como um item extra, que deve ser pago no momento da seleção. Mas fique de olho: caso o passageiro decida não pagar pelo serviço, terá um assento atribuído aleatoriamente a si, o que pode fazer com que famílias, casais e grupos de amigos viajem separados na aeronave.
A tripulação da Flybondi é geralmente gentil mas bastante rigorosa com relação às regras de bagagem e assentos da companhia, sem deixar brecha para o “jeitinho brasileiro”. Assim, não é permitido mudar de assento nem colocar bagagens de mão não pagas nos compartimentos superiores, nem mesmo após as portas da aeronave terem sido fechadas e o embarque, finalizado.
Os voos da Flybondi não possuem serviço de bordo incluído nem qualquer tipo de entretenimento, mesmo nos itinerários internacionais. Tampouco oferecem entradas usb ou tomadas para carregamento de equipamentos eletrônicos.
Contudo, em alguns itinerários (sobretudo voos operados dentro da Argentina) é possível comprar snacks e bebidas com cartão de crédito durante o voo. Os valores dos alimentos e bebidas vendidos a bordo são bastante semelhantes aos preços dos produtos similares vendidos nos restaurantes e lanchonetes dos aeroportos.
Oferecendo sempre apenas uma única classe de serviço, os assentos costumam ser padronizados nos aviões utilizados pela Flybondi. A maioria das aeronaves está equipada com 189 lugares, dispostos em configuração 3-3 por fileira.
Convém saber de antemão que há pouco espaço para as pernas entre as fileiras e os assentos não reclinam. No entanto, algumas aeronaves da Flybondi têm alguns lugares específicos na parte dianteira que oferecem um pouco mais de espaço entre as fileiras; mas tais assentos específicos possuem custo superior para a reserva de lugar.
Vale notar que os aeroportos utilizados pela Flybondi para seus voos muitas vezes são secundários e, portanto, mais distantes do destino a ser visitado (podendo inclusive estar localizados em outro município), o que pode demandar custos maiores de deslocamento para o passageiro. Este é o caso, por exemplo, do Aeroporto El Palomar (utilizado para os voos operados dentro da Argentina), que fica próximo a Buenos Aires e não exatamente dentro da cidade.
Nos voos operados entre Buenos Aires e as cidades brasileiras atendidas pela Flybondi, o aeroporto utilizado costuma ser o Ministro Pistarini/Ezeiza (EZE), localizado a cerca de 45 minutos de carro da região central de Buenos Aires.
A alteração de voos da Flybondi costuma ser um processo longo e estressante para os passageiros, sempre com muitas restrições – e altos custos para remarcação. Assim, convém certificar-se bem das melhores datas, horários e conexões para voar antes de efetuar a compra da passagem.
Este artigo encomendado pelo KAYAK é apresentado como está, apenas para fins informativos gerais, e pode não estar atualizado. As opiniões contidas no artigo são originais do(a) autor(a) e refletem sua experiência autêntica, que pode variar significativamente da experiência de outras pessoas. Encontre mais perspectivas em nossas resenhas de usuários abaixo.
Voo # | Aeroporto de partida | Aeroporto de chegada | Duração | Dom | seg | ter | qua | qui | sex | Sáb |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
5951 | Florianópolis (FLN) | Buenos Aires (AEP) | 2h 5min | • | • | • | • | • | • | • |
5950 | Buenos Aires (AEP) | Florianópolis (FLN) | 1h 55min | • | • | • | • | • | • | • |
5901 | Rio de Janeiro (GIG) | Buenos Aires (EZE) | 3h 25min | • | • | • | • | • | • | • |
5801 | São Paulo (GRU) | Buenos Aires (EZE) | 3h 5min | • | • | • | • | • | • | • |
5900 | Buenos Aires (EZE) | Rio de Janeiro (GIG) | 2h 55min | • | • | • | • | • | • | • |
5276 | Buenos Aires (AEP) | San Carlos de Bariloche (BRC) | 2h 10min | • | • | • | • | • | ||
5237 | San Carlos de Bariloche (BRC) | Buenos Aires (AEP) | 2h 5min | • | • | • | • | |||
5042 | Buenos Aires (EZE) | Ushuaia (USH) | 3h 50min | • | • | • | • | |||
5301 | Neuquén (NQN) | Buenos Aires (AEP) | 1h 40min | • | • | • | ||||
5236 | Buenos Aires (EZE) | San Carlos de Bariloche (BRC) | 2h 15min | • | • | • | ||||
5500 | Buenos Aires (AEP) | Comodoro Rivadavia (CRD) | 2h 25min | • | • | • | ||||
5501 | Comodoro Rivadavia (CRD) | Buenos Aires (AEP) | 2h 15min | • | • | • | ||||
5121 | Posadas (PSS) | Buenos Aires (AEP) | 1h 30min | • | • | |||||
5196 | Buenos Aires (EZE) | San Salvador de Jujuy (JUJ) | 2h 20min | • | • | |||||
5102 | Buenos Aires (AEP) | Puerto Iguazú (IGR) | 1h 50min | • | • | |||||
5100 | Buenos Aires (EZE) | Puerto Iguazú (IGR) | 1h 50min | • | • | |||||
5300 | Buenos Aires (EZE) | Neuquén (NQN) | 1h 50min | • | • | |||||
5018 | Buenos Aires (AEP) | Córdova (COR) | 1h 30min | • | • | |||||
5220 | Buenos Aires (EZE) | Tucumán (TUC) | 2h 0min | • | • | |||||
5101 | Puerto Iguazú (IGR) | Buenos Aires (AEP) | 1h 50min | • | • | |||||
5051 | Mendoza (MDZ) | Buenos Aires (AEP) | 1h 35min | • | • | |||||
5231 | Santiago del Estero (SDE) | Buenos Aires (AEP) | 1h 35min | • | • | |||||
5221 | Tucumán (TUC) | Buenos Aires (AEP) | 1h 45min | • | • | |||||
5050 | Buenos Aires (AEP) | Mendoza (MDZ) | 1h 50min | • | • | |||||
5230 | Buenos Aires (AEP) | Santiago del Estero (SDE) | 1h 45min | • | • | |||||
5222 | Buenos Aires (AEP) | Tucumán (TUC) | 2h 0min | • | • | |||||
5151 | Corrientes (CNQ) | Buenos Aires (AEP) | 1h 30min | • | • | |||||
5020 | Buenos Aires (EZE) | Córdova (COR) | 1h 30min | • | ||||||
5482 | Córdova (COR) | Salta (SLA) | 1h 20min | • | ||||||
5025 | Córdova (COR) | Buenos Aires (EZE) | 1h 15min | • | ||||||
5444 | Córdova (COR) | San Carlos de Bariloche (BRC) | 2h 15min | • | ||||||
5021 | Córdova (COR) | Buenos Aires (AEP) | 1h 15min | • | ||||||
5193 | San Salvador de Jujuy (JUJ) | Buenos Aires (AEP) | 2h 5min | • | ||||||
5191 | San Salvador de Jujuy (JUJ) | Buenos Aires (EZE) | 2h 5min | • | ||||||
5445 | San Carlos de Bariloche (BRC) | Córdova (COR) | 2h 0min | • | ||||||
5192 | Buenos Aires (AEP) | San Salvador de Jujuy (JUJ) | 2h 20min | • | ||||||
5804 | Buenos Aires (EZE) | São Paulo (GRU) | 2h 40min | • | ||||||
5121 | Posadas (PSS) | Buenos Aires (EZE) | 1h 30min | • | ||||||
5311 | Puerto Madryn (PMY) | Buenos Aires (AEP) | 1h 55min | • | ||||||
5471 | Neuquén (NQN) | Córdova (COR) | 1h 35min | • | ||||||
5470 | Córdova (COR) | Neuquén (NQN) | 1h 45min | • | ||||||
5310 | Buenos Aires (EZE) | Puerto Madryn (PMY) | 2h 0min | • | ||||||
5060 | Buenos Aires (EZE) | Mendoza (MDZ) | 1h 50min | • | ||||||
5550 | Buenos Aires (EZE) | El Calafate (FTE) | 3h 20min | • | ||||||
5160 | Buenos Aires (EZE) | Salta (SLA) | 2h 10min | • |
Código IATA | FO |
---|---|
Rotas | 56 |
Rota principal | Salta para Aeroporto de Buenos Aires Ministro Pistarini |
Aeroportos em que opera | 20 |
Aeroporto principal | Buenos Aires Jorge Newbery |