Pesquisar voos
Conselho de especialista
Quando reservar
Perguntas frequentes e dicas
Avaliações
Rotas de voo da ITA Airways

AZ

Pesquisar voos baratos da ITA Airways

1 adulto
1 adulto, Econômica, 0 malas

Pesquise em centenas de sites de viagens ao mesmo tempo ofertas de voos da ITA Airways

Viajantes amam KAYAK
41.299.237 buscas nos últimos 7 dias no KAYAK

Economize 13% ou maisCompare vários sites de viagens de uma só vez.

100% grátisSem taxas ou cobranças ocultas.

Personalize sua passagemEscolha tarifas com pagamento parcelado, reserva flexível e muito mais.

ITA Airways: conselhos e recomendações de especialistas

Ramsey Qubein, escritor(a) especializado(a) em viagens, compartilha tudo o que você precisa saber antes de reservar um voo com ITA Airways.
Ramsey Qubein
3 de October de 2024

Se o nome ITA Airways não soa muito familiar, é porque ele é a reencarnação da antiga companhia aérea nacional italiana, a Alitalia. Hoje, a Italia Transporto Aereo S.P.A. (ITA) assume essa posição, com sua moderna frota de aeronaves agora ostentando o característico azul do uniforme da seleção de futebol italiana (la Azzurra!), com detalhes em vermelho, branco e verde representando a bandeira do país.

O Aeroporto de Roma Fiumicino foi consolidado como seu principal centro de distribuição de voos, mas ela também mantém operações regionais em Milão. A partir dessas duas cidades, você pode voar com a ITA por toda a Europa ou até mesmo para destinos mais distantes. Após investimentos do Grupo Lufthansa, há rumores de que a companhia aérea italiana pode deixar a aliança SkyTeam e se juntar à Star Alliance. Por enquanto, veja aqui tudo o que você precisa saber sobre a ITA Airways.

Rotas da ITA Airways

A Alitalia vinha perdendo dinheiro há décadas, e a reformulação da marca tem justamente como objetivo corrigir esse problema. Um dos seus desdobramentos foi a reestruturação do seu mapa de rotas para cortar voos não lucrativos e abandonar de vez suas operações em outro hub local, o Aeroporto Internacional de Milão Malpensa. Isso significa que a ITA Airways não atende mais ao segundo maior aeroporto da Itália.

Todos seus voos de longa distância passam agora pelo Aeroporto de Roma Fiumicino, com conexões a destinos domésticos e internacionais. Ela ainda voa para muitas cidades regionais a partir do Aeroporto de Milão Linate, cuja localização é conveniente para ir e vir do centro da cidade.

A ITA voa para uma série de cidades na América do Norte e do Sul, África e Ásia. Ela também opera em quase todos os aeroportos comerciais da Itália que voam para Roma e, às vezes, Milão.

Com o investimento da Lufthansa, a companhia aérea também está adicionando muitos novos destinos ao seu mapa de rotas. Isso inclui voos para Bangkok e Dubai, além de serviços sazonais a mais aeroportos, como São Francisco e Washington Dulles (ambos hubs da Star Alliance nos EUA).

Frota e cabines da ITA Airways

A ITA Airways abandonou seus antigos aviões Boeing para concentrar toda sua operação em uma frota Airbus. O interior das suas cabines também passou por uma repaginada para deixá-las mais modernas e combinar com a nova identidade da marca. Sua experiência voando com a ITA deve variar, dependendo da rota e da aeronave.

Voos de longa distância

Seus aviões de grande porte são os Airbus A350 e A330, utilizados em suas rotas de longa distância ao redor do mundo. A classe executiva de ambos os modelos impressiona com seu amplo espaço e privacidade, graças à sua configuração 1-2-1 (1 assento em cada lateral e 2 assentos no meio).

Nos modelos A330, sua configuração é chamada de "staggered" – isso significa que os assentos estão desalinhados, com alguns deles mais próximos do corredor e outros da janela, proporcionando maior privacidade. Pessoalmente, eu sempre prefiro os que estão mais pertinho das janelas. Nas aeronaves A350, todos os assentos "dão as costas" ao corredor e ficam voltados em direção à janela, também para oferecer um pouco mais de privacidade aos passageiros.

Eu simplesmente adoro o serviço de bordo da Business Class, a classe executiva da ITA, com diferentes opções para entrada, prato principal e sobremesa. Tudo é disposto como se você estivesse em um restaurante, sobre as toalhas de mesa (sem bandejas durante a refeição principal). Grandes taças reservadas às vinícolas italianas da sua carta de vinhos aparecem com os aperitivos, mas é o primeiro prato principal de massa que é o meu favorito, servido al dente. Você pode escolher entre duas opções.

Em seguida, eles servem o prato principal, que inclui carne ou frutos do mar (geralmente sem opção vegetariana, então é recomendável solicitar o serviço de alimentação especial com antecedência se esta é sua preferência). A sobremesa chega logo em seguida, com a opção de uma porção de queijos italianos acompanhada de licores. À Economy Class, sua classe econômica, também são servidos vinho cortesia e duas opções de refeição, embora com um atendimento menos pomposo.

Passageiros da classe executiva desfrutam de travesseiros grandes, cobertores felpudos, pantufas, kits de amenidades Salvatore Ferragamo e fones de ouvido básicos. Se você tem curiosidade para saber o que está no cardápio da executiva do seu voo, a companhia aérea disponibiliza os menus de bordo em seu site.

A ITA oferece ainda a classe Premium Economy em seus voos mais longos. Seus assentos têm até 40% mais espaço do que os da econômica padrão, apoio de cabeça e descanso para os pés, e um serviço de alimentação e bebida mais substancial. Passageiros voando nesta tarifa também contam com embarque prioritário e vantagens no check-in. Eu acho legal como pequenos detalhes fazem a diferença, como a bebida de boas-vindas e telas de TV maiores, passando a impressão de um atendimento verdadeiramente premium.

Voos de curta distância

Voos curtos e regionais são operados com aeronaves Airbus A220, A319, A320 e A321. Sua classe executiva não tem nada de mais, visto que seus assentos têm o mesmo estilo da econômica, com pouquíssimo espaço para as pernas, embora o assento ao lado do seu seja bloqueado para seu maior conforto.

Quando viajo na tarifa Economy Class, tento escolher voos operados com modelos A220 por causa da sua configuração 2-2 (2 assentos de cada lado, separados pelo corredor) em vez da 3-3, encontrada em aviões maiores. Diferentemente das aeronaves de fuselagem larga da ITA, nenhum deles possui telas de entretenimento embutidas nos assentos.

Apesar de os serviços e comodidades oferecidos em seus voos de longa distância causarem uma ótima impressão, a ITA deixa muito a desejar em suas operações de curta distância. Normalmente, há apenas uma opção de refeição para a Business Class (massa ou alguns sanduíches frios pequenos). Em voos de três horas ou mais, uma opção quente adicional pode ser oferecida. Meu jeitinho pessoal é solicitar uma alimentação especial, pois muitas vezes elas são melhores do que a comida servida em viagens curtas.

Embora eu ache a classe executiva nestes voos curtos razoavelmente comum, parabéns à ITA por oferecer bebidas e lanches cortesia na econômica de voos curtos e longos. Muitas companhias aéreas europeias mudaram para um modelo de serviço de vendas a bordo.

Em voos domésticos, a tarifa Superior Class é um produto especial que inclui um assento extra bloqueado ao seu lado (exceto no A220), maior franquia de bagagem, check-in e embarque prioritários, acesso à sala VIP e alimentos e bebidas a bordo.

Exceto pelo espaço extra com o assento ao lado bloqueado, eu não vejo grandes vantagens em optar por essa tarifa, uma vez que meu status de passageiro Elite com a SkyTeam Alliance já inclui muitos dos mesmos benefícios. Mas se você não tem o status, esta pode ser uma boa maneira de tornar sua viagem mais agradável com alguns serviços extras.

Outra consideração importante é que a ITA Airways oferece algumas versões com desconto das suas tarifas tradicionais Superior e Economy Class, no estilo "econômica básica" – com restrições adicionais em troca de economizar um dinheirinho extra. Elas podem valer a pena se você não terá tempo para usar a sala VIP antes do embarque ou se sequer estiver despachando bagagem.

Entretenimento a bordo

A frota inteira de fuselagem larga, bem como os aviões A320neo, A321neo e A220, contam com Wi-Fi a bordo. A troca de mensagens é gratuita em voos de longa distância, mas para outras opções de conectividade você terá que pagar uma taxa extra. O objetivo da companhia aérea é oferecer Wi-Fi em toda a sua frota.

Eu acho que a taxa cobrada em voos de longa distância apenas para checar e-mails ou navegar na internet é bem razoável para quem pensa em trabalhar durante a viagem e manter a produtividade. Caso não queira pagar por ela, você pode assistir a uma longa lista de filmes de Hollywood, programas de curta duração e séries de TV, e ainda escutar música gratuitamente nas telas individuais em aeronaves de fuselagem maior.

Salas VIP

Uma área em que a ITA se destaca é a oferta de salas VIP em aeroportos. Saladas frescas, massas, pizzas, sanduíches e outras delícias italianas vão matar qualquer fome entre um voo e outro. Baristas preparam cafés feitos sob medida e bartenders cuidam dos coquetéis. A carta de vinhos é quase que exclusivamente italiana.

Prove outras especialidades como o Aperol Spritz ou um delicioso limoncello para uma experiência verdadeiramente italiana. A companhia aérea opera suas próprias salas VIP em muitos destinos, mas também coopera com as salas próprias de outros aeroportos para oferecer a passageiros premium e elegíveis um lugar para relaxar antes do voo quando não houver uma sala ITA disponível.

Como a IT Airways faz parte da SkyTeam Alliance, isso significa que os passageiros SkyTeam Elite Plus também têm acesso a uma sala VIP elegível, mesmo voando na classe econômica.

Programa de fidelidade

Volare é o programa de fidelidade da ITA Airways. Muitos viajantes que fazem parte de outros programas da SkyTeam preferem creditar suas milhas nele. Se você tem status de passageiro Elite com outra parceira da aliança e quer fazer um teste com o Volare, deixo aqui uma ótima dica.

O Volare está sempre oferecendo a igualação do status para membros de programas de fidelidade concorrentes. Esta pode ser uma ótima maneira de garantir seu status Elite pela SkyTeam instantaneamente, caso voe com frequência com outras companhias aéreas. Dessa forma, toda vez que voar com a ITA ou suas parceiras atuais (como a Delta ou a Air France), você ainda poderá desfrutar dos benefícios.

Se a ITA sair mesmo da SkyTeam e se mudar para a Star Alliance, você obterá o status elite da Star Alliance, o que pode se provar igualmente vantajoso.

Outras dicas para voar com a ITA

Leia abaixo algumas outras sugestões para desfrutar de maior flexibilidade voando com a ITA Airways.

Faça um lance para ganhar um upgrade

Eu adoro fechar um bom negócio. Quando a ITA constata que terá assentos livres na classe executiva, ela pode enviar um e-mail para você propondo deixar sua oferta por um upgrade. Mas eu nem costumo esperar pelo contato deles – vou direto para a página dedicada a upgrades da companhia aérea para deixar meu lance. Essa é uma ótima maneira de conseguir mais espaço e comida melhor por um bom desconto, se o seu for um dos lances mais altos.

Você pode tentar um upgrade de três maneiras: uma delas é deixando seu lance (minha recomendação); outra é aceitando a taxa fixa que eles cobram (fazer um lance costuma ser mais barato), ou ainda esperando para ver se há uma oferta melhor quando chegar ao aeroporto. Esta última alternativa é arriscada, pois outros passageiros já podem ter feito upgrade pelo sistema de leilão e fisgado os assentos disponíveis até a hora do seu embarque.

Tempo para pensar

Se os seus planos de viagem ainda estão indefinidos, mas você encontra uma tarifa baixa e não quer perdê-la, a opção “Tempo para Pensar” permite salvá-la por até 72 horas mediante o pagamento de uma taxa. Eu gostaria que mais companhias aéreas oferecessem essa opção durante o processo de reserva.

Este artigo encomendado pelo KAYAK é apresentado como está, apenas para fins informativos gerais, e pode não estar atualizado. As opiniões contidas no artigo são originais do(a) autor(a) e refletem sua experiência autêntica, que pode variar significativamente da experiência de outras pessoas. Encontre mais perspectivas em nossas resenhas de usuários abaixo.

Informações úteis

Baixa temporada

Alta temporada

setembro
junho
Melhor época para evitar as multidões, com uma queda média de 8% no preço.
Época mais popular para voar, com um aumento médio de 1% no preço.

Perguntas frequentes sobre voos com a ITA Airways

  • Qual é o limite da bagagem de mão da ITA Airways?

    Ao voar com a ITA Airways, a bagagem de mão não deve exceder 55x35x25 cm. Se sua bagagem for maior, é provável que a equipe da ITA Airways solicite que você pague uma taxa adicional para despachá-la.

  • Para quais destinos a ITA Airways voa?

    A ITA Airways oferece voos diretos para 69 cidades em 30 países. Roma, Catânia, e Palermo são as cidades mais populares servidas pela ITA Airways.

  • Qual é o aeroporto principal da ITA Airways?

    A ITA Airways concentra a maior parte de suas operações de voo em Roma.

  • Como o KAYAK encontra preços tão baixos em voos da ITA Airways?

    O KAYAK é um buscador de viagens. Isso significa que vasculhamos a web até encontrar os melhores preços para nossos usuários. Processamos anualmente mais de 2 bilhões de pesquisas de voos, o que nos permite exibir uma grande variedade de preços e opções de voos de todas as companhias aéreas, incluindo a ITA Airways.

  • Quando as passagens da ITA Airways estão mais baratas?

    Os preços de voos da ITA Airways variam de acordo com a temporada e a rota que você deseja fazer. Nossos dados mostram que, de modo geral, o mês mais barato para voar com a ITA Airways é setembro, já o mais caro é junho.

  • Qual é a rota mais barata feita pela ITA Airways?

    Nas últimas 72 horas, a rota mais barata feita pela ITA Airways e encontrada pelo KAYAK foi de Roma para Lamezia Terme, com o valor de R$ 411 por uma viagem de ida e volta.

  • Quais são os aeroportos mais populares da onde os voos da ITA Airways partem?

  • ITA Airways é parte de uma aliança aérea?

    Não, ITA Airways não é parte de uma aliança aérea.

  • Para quantos destinos a ITA Airways voa?

    No total, a ITA Airways voa para 71 destinos.

Melhores dicas para voar com a ITA Airways

  • O mês mais barato para voos com a ITA Airways é setembro e, geralmente, o mês mais caro é junho.

Avaliações de clientes da ITA Airways

6,7
Aceitável1.087 avaliações verificadas
6,9Embarque
6,2Entretenimento
6,6Conforto
7,3Tripulação
5,9Comida
Nota dos viajantes:
Ordenar por:
V
2,0 Muito ruim
BOS-FCO
Voo cancelado e não reembolsaram o valor total.
V
4,0 Ruim
MAD-LCG
Super atrasado. Nem mesmo algumas garrafas de água.
V
2,0 Muito ruim
FCO-MAD
avião dos anos 60
V
4,0 Ruim
MIA-FCO
"Eles quebraram a alça da minha mala, mas não perceberam até eu chegar em casa, por sorte. Obrigado, ITA."
V
8,0 Muito bom
FCO-SFO
No geral, uma boa experiência de 13 horas em um avião. Bom serviço, comida deliciosa - e quente! - uma boa variedade de entretenimento nas telas e assentos "economia conforto" confortáveis (por um preço de upgrade, é claro).
V
8,0 Muito bom
FCO-LAX
Este foi nosso voo de retorno. Foi um pouco melhor do que o que pegamos para ir a Roma, principalmente porque a comida estava um pouco melhor e mais abundante. No nosso voo de LA para Fco, a comida estava muito abaixo da média. Além disso, parecia que o espaço para as pernas na classe econômica era menor do que em outras companhias aéreas que usamos no passado - meus joelhos estavam tocando o assento à minha frente.
D
10,0 Excelente
FCO-BOS
Havia tão pouco espaço para as pernas no assento do meio que os acessórios de cobertor/travesseiro e meus pés não cabiam. Os joelhos estavam a 2,5 cm do assento à frente e, quando a pessoa à frente reclinou, foi invasivo e desconfortável no meu espaço. Não sou grande, tenho 1,65 m e peso 59 kg.
V
6,0 Aceitável
NAP-FCO
Os voos estavam pontuais, me levaram suavemente ao meu destino. O embarque foi tranquilo, assim como a partida. Os comissários de bordo foram adequados em suas funções. Os assentos eram desconfortáveis, os banheiros não pareciam ter sido limpos durante o voo. Não havia água corrente na pia, então uma garrafa de água foi colocada ao lado da pia para uso na lavagem das mãos. O apoio de braço do meu assento inicial estava quebrado, e me foi permitido mudar para um assento com um apoio de braço funcional.
I
10,0 Excelente
LIN-LCY
Voo muito bom em todos os aspectos.
J
10,0 Excelente
FCO-VCE
Ótimo

Status do voo: ITA Airways

YYYY-MM-DD

Mapa da rota: ITA Airways - Para quais destino a ITA Airways voa?

Descubra para quais destinos você pode viajar direto com a ITA Airways ao inserir seu aeroporto de partida. Se você quer saber se a ITA Airways faz determinada rota, insira os aeroportos de partida e destino antes de pesquisar.
YYYY-MM-DD

Todas rotas de voos da ITA Airways

Voo #Aeroporto de partidaAeroporto de chegadaDuraçãoDomsegterquaquisexSáb
1353Milão (LIN)Trieste (TRS)1h 0min
1566Milão (LIN)Alghero Sardinia (AHO)1h 10min
1195Milão (LIN)Reggio Calabria (REG)1h 45min
300Milão (LIN)Paris (CDG)1h 35min
1282Nápoles (NAP)Milão (LIN)1h 20min
1281Milão (LIN)Nápoles (NAP)1h 25min
1350Trieste (TRS)Milão (LIN)1h 0min
2029Milão (LIN)Roma (FCO)1h 10min
247Londres (LCY)Milão (LIN)1h 50min
220Milão (LIN)Londres (LCY)1h 55min
356Milão (LIN)Paris (ORY)1h 30min
1176Lamezia Terme (SUF)Milão (LIN)1h 40min
154Milão (LIN)Bruxelas (BRU)1h 35min
357Paris (ORY)Milão (LIN)1h 25min
1771Milão (LIN)Palermo (PMO)1h 40min
1768Palermo (PMO)Milão (LIN)1h 40min
1580Alghero Sardinia (AHO)Roma (FCO)1h 5min
1727Milão (LIN)Catânia (CTA)1h 50min
313Paris (CDG)Milão (LIN)1h 35min
112Milão (LIN)Amsterdã (AMS)1h 55min
2092Roma (FCO)Milão (LIN)1h 10min
212Roma (FCO)Londres (LCY)2h 35min
1726Catânia (CTA)Roma (FCO)1h 25min
1639Milão (LIN)Bari (BRI)1h 30min
1638Bari (BRI)Milão (LIN)1h 30min
1617Roma (FCO)Bari (BRI)1h 10min
1641Milão (LIN)Brindisi (BDS)1h 35min
1463Roma (FCO)Veneza (VCE)1h 10min
354Roma (FCO)Nice (NCE)1h 15min
1720Catânia (CTA)Milão (LIN)1h 50min
1177Milão (LIN)Lamezia Terme (SUF)1h 40min
418Milão (LIN)Dusseldorf (DUS)1h 35min
404Roma (FCO)Frankfurt (FRA)2h 5min
58Roma (FCO)Madri (MAD)2h 35min
77Barcelona (BCN)Roma (FCO)1h 45min
452Milão (LIN)Munique (MUC)1h 5min
151Bruxelas (BRU)Milão (LIN)1h 25min
769Nova Deli (DEL)Roma (FCO)9h 5min
74Roma (FCO)Barcelona (BCN)1h 50min
1579Roma (FCO)Alghero Sardinia (AHO)1h 5min
720Roma (FCO)Atenas (ATH)2h 0min
61Madri (MAD)Roma (FCO)2h 25min
864Roma (FCO)Tunis (TUN)1h 20min
417Dusseldorf (DUS)Milão (LIN)1h 30min
792Roma (FCO)Tóquio (HND)12h 15min
609Nova York (JFK)Roma (FCO)8h 20min
793Tóquio (HND)Roma (FCO)15h 5min
681Buenos Aires (EZE)Roma (FCO)12h 45min
113Amsterdã (AMS)Milão (LIN)1h 40min
680Roma (FCO)Buenos Aires (EZE)14h 5min
608Roma (FCO)Nova York (JFK)10h 0min
857Dubai (DXB)Roma (FCO)7h 0min
211Londres (LCY)Roma (FCO)2h 30min
1644Brindisi (BDS)Milão (LIN)1h 40min
770Roma (FCO)Nova Deli (DEL)7h 45min
1778Palermo (PMO)Roma (FCO)1h 10min
1605Alghero Sardinia (AHO)Milão (LIN)1h 10min
1602Bari (BRI)Roma (FCO)1h 5min
672Roma (FCO)Rio de Janeiro (GIG)12h 10min
343Nice (NCE)Roma (FCO)1h 10min
453Munique (MUC)Milão (LIN)1h 5min
1462Veneza (VCE)Roma (FCO)1h 10min
673Rio de Janeiro (GIG)Roma (FCO)11h 5min
758Roma (FCO)Bangkok (BKK)11h 0min
630Roma (FCO)Miami (MIA)11h 55min
856Roma (FCO)Dubai (DXB)6h 0min
674Roma (FCO)São Paulo (GRU)12h 35min
1682Florença (FLR)Roma (FCO)0h 55min
855Dakar (DSS)Roma (FCO)5h 30min
854Roma (FCO)Dakar (DSS)6h 0min
838Roma (FCO)Riad (RUH)5h 5min
1675Roma (FCO)Florença (FLR)0h 55min
1383Roma (FCO)Gênova (GOA)1h 10min
432Roma (FCO)Munique (MUC)1h 35min
1167Roma (FCO)Lamezia Terme (SUF)1h 10min
1358Trieste (TRS)Roma (FCO)1h 10min
759Bangkok (BKK)Roma (FCO)12h 40min
721Atenas (ATH)Roma (FCO)2h 15min
325Paris (CDG)Roma (FCO)2h 5min
897Cairo (CAI)Roma (FCO)3h 40min
631Miami (MIA)Roma (FCO)9h 55min
1709Roma (FCO)Catânia (CTA)1h 15min
316Roma (FCO)Paris (CDG)2h 15min
1196Reggio Calabria (REG)Milão (LIN)1h 45min
Mais rotas

Informações de contato da ITA Airways

  • AZCódigo IATA
  • +39 06 85960 020Ligar
  • itaspa.comVisita

Tudo que você precisa saber sobre voos da ITA Airways

Informações da ITA Airways

Código IATAAZ
Rotas184
Rota principalAeroporto de Milão Linate para o aeroporto de Roma Fiumicino
Aeroportos em que opera71
Aeroporto principalRoma Fiumicino
Dados sobre o status do voo, cancelamentos e atrasos fornecidos por Flightstats.com. Os dados da Flightstats podem conter erros. Confirme sempre a informação indicada aqui com a companhia aérea.