preloadTHEME_HOTEL_SIGN_FIVE_STARS_FACADE_BUILDING_GettyImages-1320779330-3.jpg

Quando você procura o lugar perfeito para se hospedar em uma viagem, o sistema de classificação por estrelas é uma ferramenta fundamental. As estrelas indicam a limpeza, a qualidade e o nível de serviços e comodidades de um hotel. Seja para viagens a negócios ou lazer, a tarefa de pesquisar as opções de hospedagem para encontrar a melhor opção demanda tempo e dedicação — e é aí que entra a classificação por estrelas. Confira tudo o que você precisa saber sobre esse sistema.



Como entender os diferentes tipos de hotel na classificação por estrelas?

A classificação por estrelas indica a qualidade do hotel. Em geral, um hotel pode receber uma classificação de 1 a 5 estrelas, sendo 1 estrela o nível de qualidade mais baixo ou mais básico e 5 estrelas a qualidade mais alta. A classificação por estrelas é útil para definir expectativas e fazer com que os viajantes se sintam mais confiantes em relação aos tipos de hotel que estão reservando. Se você deseja determinar o que faz com que um hotel seja ótimo (ou abaixo da média), o sistema de classificação pode ajudar.

É importante notar, no entanto, que não existe um sistema de classificação universal — ao contrário, existem vários órgãos de avaliação. As estrelas do hotel são concedidas por organizações independentes, sites de viagens e autoridades de turismo. Alguns desses órgãos avaliadores têm classificações próprias (alguns sites de viagens concedem no máximo 3 estrelas aos hotéis, por exemplo). Por esse motivo, o mesmo hotel pode receber 3, 4 ou 5 estrelas, a depender da classificação do site em que estiver aparecendo.

Os sistemas de classificação por estrelas mais comuns

Existem alguns sistemas de classificação por estrelas de hotéis que os viajantes devem conhecer, tais como: AAA Diamond Ratings, Forbes Travel Guide e Guia Michelin (embora existam muitos outros). Mesmo com pequenas diferenças entre si, em geral os sistemas de classificação concedem de 1 a 5 estrelas aos hotéis. Entre os principais critérios usados para conceder estrelas estão: a qualidade das instalações da propriedade, o nível de serviço e o tipo de recursos e comodidades disponíveis para os hóspedes.

Diferenças entre hotéis sem estrelas e com 1 ou 2 estrelas

Hotéis “sem estrelas” são aqueles que nunca receberam uma classificação por estrelas oficial. Em alguns casos, ficam logo abaixo dos hotéis de 1 estrela; em outros, são hotéis boutique que optaram por não ter uma classificação por estrelas porque oferecem uma experiência altamente individualizada. Hotéis de 1 estrela oferecem acomodações mais básicas. Isso não quer dizer que esse tipo de hotel seja sujo ou inseguro, apenas indica uma propriedade sem luxos na forma de comodidades ou serviços extras.

Hotéis de 1 estrela geralmente têm uma cama, um banheiro e nada mais. Os quartos podem não ter TV ou outras comodidades. Esses tipos de hotel também não garantem limpeza diária ou recepção 24 horas. Albergues e hotéis de estrada para mochileiros se enquadram nessa categoria. Hotéis de 2 estrelas são um avanço em relação ao seus pares de 1 estrela, pois costumam oferecer algumas comodidades, como limpeza diária, recepção 24 horas e um quarto com telefone ou TV.

Alguns hotéis de 2 estrelas oferecem café da manhã continental. Alguns exemplos de hotéis de 2 estrelas são hotéis de estrada econômicos como Comfort Inn[1] e La Quinta.[2] Os hotéis de 1 e 2 estrelas são as opções de hospedagem mais econômicas.

Diferenças entre hotéis de 2 e 3 estrelas

Hotéis de 3 estrelas oferecem preços acessíveis e conforto de alto nível. Os quartos são espaçosos, têm roupa de cama de qualidade e estão equipados com mesa de trabalho, closet, TV de tela plana e cafeteira. Ao comparar hotéis de 2 e 3 estrelas, a principal diferença são as comodidades oferecidas. Enquanto hotéis de 2 estrelas não têm muitas comodidades, um hotel de 3 estrelas costuma oferecer academia, instalações para negócios (como salas de conferência) e, provavelmente, piscina e opções de alimentação no local.

Hotéis de 3 estrelas também tendem a ser mais bem localizados do que hotéis de menos estrelas. São comuns em áreas urbanas, perto das principais atrações turísticas e de restaurantes. Geralmente oferecem recepção 24 horas e bom nível de atendimento aos hóspedes. Exemplos de hotéis 3 estrelas: Holiday Inn,[3] Courtyard by Marriott[4] e Hampton Inn.[5]

Diferenças entre hotéis de 3 e 4 estrelas

Hotéis de 4 estrelas são considerados hospedagem de luxo. Os quartos são claramente mais espaçosos, com roupa de cama de alta qualidade, colchões pillowtop, roupões de banho, chinelos, minibares e produtos de toalete de qualidade, além de cozinhas equipadas. Esses hotéis também costumam oferecer outras vantagens, como concierge, serviço de quarto 24 horas e manobrista. Em termos de comodidades, é provável que ofereçam spas exclusivos, piscinas internas e externas, academias de tamanho considerável e gastronomia de qualidade.

Como geralmente oferecem tudo que o hóspede precisa (de comida a atividades), os hotéis de 4 estrelas costumam ficar próximos a praias, grandes cidades ou outros destinos turísticos. Você vai notar que tudo, desde a decoração até os jardins, tem manutenção impecável. Os lobbies são maiores e o Wi-Fi é o mais rápido possível.

Quando comparamos hotéis de 3 e 4 estrelas, a principal diferença é que os primeiros são mais voltados para o conforto, enquanto os últimos visam proporcionar uma experiência de luxo. Você não vai encontrar spa exclusivo, academia com atendimento personalizado ou várias piscinas na maioria dos hotéis de 3 estrelas, mas é bem provável que encontre todas essas comodidades em uma propriedade de 4 estrelas. Outra diferença é que a equipe geralmente oferece um serviço mais personalizado em hotéis 4 estrelas. Alguns exemplos desse tipo de hotel são: Westin by Marriott[6] e Omni Hotels and Resorts.[7]

Diferenças entre hotéis de 4 e 5 estrelas

Os hotéis 5 estrelas são os o que mais se destacam. Nessas propriedades, a atenção aos detalhes é incomparável, e o atendimento é muito personalizado. A lista de comodidades é longa. Os hóspedes tem costumam ter à disposição spa com personal trainers, restaurantes gourmet, concierge dedicado, sauna seca e a vapor, entretenimento ao vivo e muito mais.

Os hotéis de 5 estrelas também se destacam pela belíssima decoração e pelo extremo cuidado com a manutenção. Muitas vezes, estão instalados em prédios históricos ou que se destacam pela arquitetura inovadora. Os quartos, como seria de se esperar, são decorados com móveis de grife, oferecem roupas de cama e banho extremamente confortáveis e de altíssima qualidade, e geralmente tem comodidades como banheiras de hidromassagem espaçosas, roupões e chinelos luxuosos, cofre elétrico e cozinha americana. O Ritz-Carlton[8] e o Four Seasons[9] são dois exemplos de hotéis 5 estrelas muito conhecidos.

Quando se comparam hotéis 5 e 4 estrelas, a maior diferença é que os primeiros são voltados especificamente para os clientes mais ricos. Você pode esperar que tudo seja extravagante, das comodidades da propriedade até o saguão. A equipe é treinada para estar à disposição de todos os hóspedes, oferecendo serviços extra-personalizados. Hotéis de 4 e 5 estrelas têm os maiores preços de hospedagem.

Limitações

Embora seja um bom indicativo do nível de serviço, das comodidades e da qualidade que você pode esperar em um hotel, o sistema de classificação por estrelas tem algumas limitações. Devido ao grande número de empresas e agências e sites de viagem que concedem estrelas, às vezes pode ser difícil encontrar uma opinião universal (ou quase universal) sobre a classificação de um hotel. Também é importante notar que as classificações não refletem necessariamente fatores como ambiente geral e preferência individual. Por isso, é importante usar outras ferramentas que estejam à sua disposição, além do sistema de classificação por estrelas.

Por exemplo, as páginas de hotéis do KAYAK oferecem muitas informações úteis para os viajantes que procuram um hotel que melhor atenda às suas necessidades. Basta navegar até a propriedade que você está pesquisando para ler avaliações detalhadas, ver a localização do hotel e conferir uma lista abrangente de comodidades. É uma ótima maneira de obter mais informações que ajudem a escolher sua hospedagem.

Conclusão

Encontrar o hotel perfeito pode ser desafiador, considerando a diversidade de opções de escolha disponíveis. A classificação por estrelas é útil quando se trata de definir as expectativas dos viajantes e fornecer informações sobre os padrões e serviços de uma propriedade. Dito isso, as estrelas também devem ser vistas como um ponto de partida. Porém, para tomar a decisão mais embasada possível sobre um hotel, também vale a pena usar ferramentas como o filtro de categoria de hotel do KAYAK. O filtro fica no canto superior esquerdo da página de resultados da pesquisa. Ao selecionar a categoria desejada, você verá as propriedades disponíveis. Reservar o melhor hotel ficou muito mais fácil.

Seção de perguntas frequentes

Quantas estrelas um hotel pode receber?

Geralmente, hotéis podem receber até 5 estrelas (embora alguns órgãos usem sistemas de classificação que concedem no máximo 3 estrelas). Quanto maior o número de estrelas, maior o nível de luxo. Dito isto, existem classificações por estrelas oficiais e não oficiais, e qualquer hotel pode dizer que é uma propriedade de 3, 4 ou 5 estrelas. Oficialmente, a classificação vai até 5 estrelas, mas extraoficialmente alguns hotéis se autodenominam “7 estrelas” para indicar um altíssimo nível de luxo. Nessas propriedades, cada detalhe é escolhido a dedo para ser impecável, e você vai encontrar serviços e comodidades personalizados, como serviço de “turndown” (o quarto é arrumado no início da noite para o sono do hóspede), uma seleção de jornais diários, roupões e chinelos de grife e serviços à beira da piscina. Oficialmente, esses hotéis ainda são considerados 5 estrelas, mesmo que extraoficialmente sejam chamados de 7 estrelas.

O que significa um hotel de 7 estrelas?

Hotéis “7 estrelas” não são considerados oficialmente em nenhum sistema de classificação, mas o termo vem sendo usado para qualificar hotéis cinco estrelas de altíssimo luxo. Entre os exemplos de comodidades diferenciadas que podem fazer um hotel ser considerado “7 estrelas” (lembrando que tecnicamente um hotel pode ter no máximo 5 estrelas), estão serviços e amenidades extravagantes como mordomos, cinemas privativos, terraço próprio na cobertura e restaurantes 5 estrelas (só para citar alguns). Entre os hotéis que podem ser considerados de 7 estrelas estão o AYANA Villas Bali, onde os hóspedes recebem um brunch flutuante com champanhe e três pratos na piscina, e o Burj Al Arab Jumeirah, que oferece aos hóspedes 17 opções diferentes de travesseiros (sim, você leu certo!).

O que são comodidades?

Comodidades são itens “extras” e serviços especiais oferecidos no quarto e nas áreas comuns. Quanto maior a classificação por estrelas, mais comodidades você vai encontrar. O tipo de comodidade varia conforme o hotel, mas existem algumas semelhanças. Por exemplo, hotéis de 1 e 2 estrelas têm comodidades básicas no quarto, como ar-condicionado, TV e Wi-Fi. No outro extremo, hotéis de 4 e 5 estrelas têm comodidades exuberantes no quarto, tais como cafés gourmet, artigos de toalete de luxo e uma TV com mais recursos do que o habitual, como opções de streaming gratuitas. Os hotéis com mais estrelas também oferecem uma maior variedade de comodidades na propriedade. Entre elas, podemos citar estacionamento com manobrista, academias de ginástica com aparelhos de última geração, piscinas internas/externas, restaurantes e spas.


Footnotes

1 Source: https://www.choicehotels.com/en-de/comfort-hotels
2 Source: https://www.wyndhamhotels.com/laquinta
3 Source: https://www.ihg.com/holidayinn/hotels/de/de/reservation
4 Source: https://courtyard.marriott.com
5 Source: https://www.hilton.com/en/brands/hampton-by-hilton/
6 Source: https://westin.marriott.com
7 Source: https://www.omnihotels.com
8 Source: https://www.ritzcarlton.com
9 Source: https://www.fourseasons.com

Sobre o autor

KAYAK BrasilO KAYAK vem revolucionando a indústria de viagens desde 2004. Metabusca de viagem? Ninguém fazia - até a gente começar. Hoje processamos bilhões de buscas de viagem por ano em nossas plataformas, ajudando milhões de viajantes pelo mundo a encontrarem as melhores opções. A cada busca, o KAYAK pesquisa centenas de sites de viagem para mostrar tudo que os viajantes precisam para encontrar as passagens aéreas, hotéis, carros de aluguel e pacotes de viagem ideais.

Explore outros artigos