THEME_HOTEL_SIGN_FIVE_STARS_FACADE_BUILDING_GettyImages-1320779330-3.jpg

Está em dúvida se um hotel 3 estrelas é a melhor opção para a sua viagem? Neste post, explicamos o que significam as estrelas dos hotéis, o que esperar de cada categoria de hotel e como usar esse sistema como ponto de partida para escolher sua hospedagem com mais segurança.

Diferentes tipos de hotel na classificação por estrelas?

A classificação por estrelas indica a qualidade do hotel. Em geral, um hotel pode receber uma classificação de 1 a 5 estrelas, sendo 1 estrela o nível de qualidade mais baixo ou mais básico e 5 estrelas a qualidade mais alta.

A classificação por estrelas é útil para definir expectativas e fazer com que os viajantes se sintam mais confiantes em relação aos tipos de hotel que estão reservando. Se você deseja determinar o que faz com que um hotel seja ótimo (ou abaixo da média), o sistema de classificação pode ajudar.

É importante notar, no entanto, que não existe um sistema de classificação universal — ao contrário, existem vários órgãos de avaliação. Os hoteis recebem estrelas por organizações independentes, sites de viagens e autoridades de turismo.

Alguns desses órgãos avaliadores têm classificações próprias (alguns sites de viagens concedem no máximo 3 estrelas aos hotéis, por exemplo). Por esse motivo, o mesmo hotel pode receber 3, 4 ou 5 estrelas, a depender da classificação do site em que estiver aparecendo.

A young woman filling out a form at a reception desk as the man behind the counter looks over.

Sistemas de classificação por estrelas mais comuns

Existem alguns sistemas de classificação por estrelas de hotéis que os viajantes devem conhecer, tais como: AAA Diamond Ratings, Forbes Travel Guide e Guia Michelin (embora existam muitos outros). 

No Brasil, os hotéis recebem suas estrelas pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), ligado ao Ministério do Turismo. A classificação engloba sete tipos de hospedagem e leva em conta critérios como infraestrutura, serviços oferecidos, conforto, equipamentos e práticas de sustentabilidade. A pontuação varia de uma a cinco estrelas, sendo os empreendimentos avaliados conforme os requisitos específicos de cada categoria.

O que esperar de cada categoria de hotel

A classificação por estrelas ajuda a entender melhor os diferentes níveis de conforto e serviços oferecidos pelos hotéis. A seguir, veja um comparativo com as principais características de cada categoria de hotel

Categoria de hotelPrincipais Características
Hotel 1 estrela
(básico e funcional)
Acomodações simples com cama e banheiro. Pode não ter TV ou ar-condicionado. Limpeza uma vez por semana. Ideal para mochileiros e viajantes com orçamento limitado.
Hotel 2 estrelas
(econômico com serviços essenciais)
Estrutura básica com recepção funcionando, no mínimo, 12 horas, limpeza diária e possivelmente café da manhã simples. Quarto com TV e telefone. Sala de estar com televisão
Hotel 3 estrelas
(confortável e acessível)
Quartos mais amplos, com mesa de trabalho, TV de tela plana e canais por assinatura, Wi-Fi, frigobar, climatização. Pode ter academia, restaurante, piscina e serviço de lavanderia. Geralmente com boa localização
Hotel 4 estrelas
(conforto premium)
Hospedagem de alto padrão com decoração sofisticada e acomodações completas. Colchão de qualidade, TV por assinatura, secador de cabelos, ar condicionado, frigobar.

Recepção 24 horas, room service, facilidades para bebês, estacionamento e ainda spa, piscina, academia, salas de reunião, bar e restaurante no local. 
Hotel 5 estrelas
(luxo completo)
Acomodações amplas e de excelência com todos os itens da categoria 4 estrelas e personalização extrema. Ainda roupão e chinelo, room service 24 hs, refeições especiais, spa, sauna, hidromassagem, gastronomia refinada e design marcante.

Diferenças entre hotéis sem estrelas e com 1 ou 2 estrelas

Hotéis “sem estrelas” são aqueles que nunca receberam uma classificação oficial. Em alguns casos, ficam logo abaixo dos hotéis de 1 estrela; em outros, são hotéis boutique que optaram por não ter uma classificação por estrelas porque oferecem uma experiência altamente individualizada. 

Hotéis de 1 estrela oferecem acomodações mais básicas. Isso não quer dizer que esse tipo de hotel seja sujo ou inseguro, apenas indica uma propriedade sem luxos na forma de comodidades ou serviços extras. Nos hotéis de 1 estrela geralmente têm uma cama, um banheiro e nada mais. Os quartos podem não ter TV ou outras comodidades. Esses tipos de hotel também não garantem limpeza diária ou recepção 24 horas. Albergues e hotéis de estrada para mochileiros se enquadram nessa categoria. 

Hotéis de 2 estrelas são um avanço em relação ao seus pares de 1 estrela, pois costumam oferecer algumas comodidades, como limpeza diária, recepção 24 horas e um quarto com telefone ou TV. Alguns hotéis de 2 estrelas oferecem café da manhã. 

Como exemplos de hotéis de 2 estrelas temos os hotéis Ibis Budget, espalhados em diversas cidades brasileiras, como o Ibis Budget São Paulo Jardins. A rede Comfort Inn também tem unidades 2 estrelas, como o Comfort Inn Joinville, em Santa Catarina. Os hotéis de 1 e 2 estrelas são as opções de hospedagem mais econômicas.

Qual a diferença entre um hotel 3 estrelas e um hotel 2 estrelas?

O hotel 3 estrelas oferece preços acessíveis e conforto de alto nível. Os quartos são espaçosos, têm roupa de cama de qualidade e estão equipados com mesa de trabalho, closet, TV de tela plana e cafeteira. 

Ao comparar hotéis de 2 e 3 estrelas, a principal diferença são as comodidades oferecidas. Enquanto hotéis de 2 estrelas não têm muitas comodidades, um hotel 3 estrelas costuma oferecer academia, instalações para negócios (como salas de conferência) e, provavelmente, piscina e ainda opções de alimentação no local.

Os Hotéis de 3 estrelas costumam estar melhores localizados que do que hotéis com menos estrelas. São comuns em áreas urbanas, perto das principais atrações turísticas e de restaurantes. Geralmente oferecem recepção 24 horas e bom nível de atendimento aos hóspedes. 

Quando viajo sozinha, o hotel 3 estrelas é minha escolha. Tem tudo o que eu preciso para descansar bem, quase sempre em localizações práticas, e ainda deixa espaço no orçamento para experiências mais importantes durante a viagem. E o melhor: o atendimento é mais acolhedor e próximo do que em hotéis mais luxuosos.

Denise Tonin – Redatora de Viagem

Entre os hotéis 3 estrelas mais populares no Brasil, duas redes se destacam: a Accor, com unidades como o Ibis Styles Barra Funda, em São Paulo, que combina localização prática e design moderno; e a Holiday Inn, representada pelo Holiday Inn Fortaleza by IHG, que oferece estrutura completa à beira-mar.

O que esperar de um hotel 4 estrelas x hotel 3 estrelas?

Hotéis 4 estrelas são considerados hospedagem de luxo. Os quartos são claramente mais espaçosos, com roupa de cama de alta qualidade, colchões pillowtop, roupões de banho, chinelos, minibares e produtos de toalete de qualidade, além de cozinhas equipadas. 

Esses hotéis também costumam oferecer outras vantagens, como concierge, serviço de quarto 24 horas e manobrista. Em termos de comodidades, é provável que ofereçam spas, piscinas internas e externas, academias de tamanho considerável e gastronomia de qualidade.

Como geralmente oferecem tudo que o hóspede precisa (de comida a atividades), os hotéis de 4 estrelas costumam ficar próximos a praias, grandes cidades ou outros destinos turísticos. Você vai notar que tudo, desde a decoração até os jardins, tem manutenção impecável. Os lobbies são maiores e o Wi-Fi é o mais rápido possível.

Ao comparar hotéis de 3 e 4 estrelas, você percebe que os primeiros focam no conforto, enquanto os últimos buscam oferecer uma experiência de luxo. Você não vai encontrar spa exclusivo, academia com atendimento personalizado ou várias piscinas na maioria dos hotéis de 3 estrelas, mas é bem provável que encontre todas essas comodidades em uma propriedade de 4 estrelas. Outra diferença é que a equipe geralmente oferece um serviço mais personalizado em hotéis 4 estrelas. 

A Blue Tree Hotels se destaca entre as redes de hotéis 4 estrelas com forte presença no Brasil, com unidades em diversas capitais — como o Blue Tree Premium Morumbi, em São Paulo. Outra marca de destaque é a Wyndham Hotels & Resorts, que conta com opções como o Wish Hotel da Bahia, em Salvador.

Diferenças entre hotéis de 4 e 5 estrelas

Os hotéis 5 estrelas são os que mais se destacam. Nessas propriedades, a atenção aos detalhes é incomparável, e o atendimento é muito personalizado. A lista de comodidades é longa. Os hóspedes costumam ter à disposição spa com personal trainers, restaurantes gourmet, concierge dedicado, sauna seca e a vapor, entretenimento ao vivo e muito mais. Os hotéis de 5 estrelas também se destacam pela belíssima decoração e pelo extremo cuidado com a manutenção. Muitas vezes, estão instalados em prédios históricos ou que se destacam pela arquitetura inovadora. 

Os quartos, como seria de se esperar, são decorados com móveis de grife, oferecem roupas de cama e banho extremamente confortáveis e de altíssima qualidade, e geralmente tem comodidades como banheiras de hidromassagem espaçosas, roupões e chinelos luxuosos, cofre elétrico e cozinha americana.

Nos hotéis 5 estrelas espere que tudo seja extravagante, das comodidades da propriedade até o saguão. A equipe é treinada para estar à disposição de todos os hóspedes, oferecendo serviços extra-personalizados. Hotéis de 4 e 5 estrelas têm os maiores preços de hospedagem.

Um exemplo de hotel 5 estrelas no Brasil é o Castelo Saint Andrews, em Gramado, que já foi eleito o Melhor Hotel Romântico de Luxo no Brasil, pelo World Luxury Awards. Outro hotel 5 estrelas icônico e que dispensa apresentações é o Copacabana Palace.

Limitações da classificação de hotéis

Embora seja um bom indicativo do nível de serviço, das comodidades e da qualidade que você pode esperar em um hotel, o sistema de classificação por estrelas tem algumas limitações. Devido ao grande número de empresas, agências e sites de viagem que concedem estrelas, às vezes, pode ser difícil encontrar uma opinião universal sobre a classificação de um hotel. 

Também é importante notar que as classificações não refletem necessariamente fatores como ambiente geral e preferência individual. Por isso, é importante usar outras ferramentas que estejam à sua disposição, além do sistema de classificação por estrelas.

Por exemplo, as páginas de hotéis do KAYAK oferecem muitas informações úteis para os viajantes que procuram por um hotel que melhor atenda às suas necessidades. Basta navegar até a propriedade que você está pesquisando para ler avaliações detalhadas, ver a localização do hotel e conferir uma lista abrangente de comodidades. É uma ótima maneira de obter mais informações que ajudem a escolher sua hospedagem.

A categoria de hotel é um bom ponto de partida


Encontrar o hotel perfeito pode ser desafiador, considerando a diversidade de opções de escolha disponíveis. A classificação por estrelas é útil quando se trata de definir as expectativas dos viajantes e fornecer informações sobre os padrões e serviços de uma propriedade. Ainda que não seja um sistema padronizado no mundo todo, ele continua sendo uma referência prática para comparar diferentes tipos de hotéis e fazer escolhas mais conscientes.

Perguntas frequentes

Geralmente, hotéis podem receber até 5 estrelas (embora alguns órgãos usem sistemas de classificação que concedem no máximo 3 estrelas). Quanto maior o número de estrelas, maior o nível de luxo. Dito isto, existem classificações por estrelas oficiais e não oficiais, e qualquer hotel pode dizer que é uma propriedade de 3, 4 ou 5 estrelas.

Hotéis “7 estrelas” não são considerados oficialmente em nenhum sistema de classificação, mas o termo vem sendo usado para qualificar hotéis cinco estrelas de altíssimo luxo. Entre os exemplos de comodidades diferenciadas estão serviços e amenidades extravagantes como mordomos, cinemas privativos, terraço próprio na cobertura e restaurantes 5 estrelas (só para citar alguns). Entre os hotéis que podem ser considerados de 7 estrelas estão o AYANA Villas Bali e o Burj Al Arab Jumeirah, que oferece aos hóspedes 17 opções diferentes de travesseiros (sim, você leu certo!).

Oficialmente, não. A classificação máxima reconhecida por sistemas como o SBClass (Brasil) ou o Guia Michelin é de 5 estrelas. Termos como “hotel 7 estrelas” ou “hotel 8 estrelas” são usados apenas de forma informal para indicar experiências extremamente luxuosas e exclusivas.

Comodidades são itens “extras” e serviços especiais oferecidos no quarto e nas áreas comuns. Quanto maior a classificação por estrelas, mais comodidades você vai encontrar. O tipo de comodidade varia conforme o hotel, mas existem algumas semelhanças. Por exemplo, hotéis de 4 e 5 estrelas têm comodidades exuberantes no quarto, tais como cafés gourmet, artigos de toalete de luxo e uma TV com mais recursos do que o habitual, como opções de streaming gratuitas.

Sobre o autor

KAYAK O KAYAK vem revolucionando a indústria de viagens desde 2004. Metabusca de viagem? Ninguém fazia – até a gente começar. Hoje processamos bilhões de buscas de viagem por ano em nossas plataformas, ajudando milhões de viajantes pelo mundo a encontrarem as melhores opções. A cada busca, o KAYAK pesquisa centenas de sites de viagem para mostrar tudo que os viajantes precisam para encontrar as passagens aéreas, hotéis, carros de aluguel e pacotes de viagem ideais.
Denise ToninDenise é viajante solo por opção e paixão e já viajou por 34 países sozinha. Atua como consultora de viagem e curadora de destinos e experiências para mulheres. No blog Viajante Solo, no ar há mais de 10 anos, compartilha suas experiências viajando sozinha pelo mundo para incentivar mais mulheres a viajarem na própria companhia.

Explore outros artigos

Quer conhecer melhor o mundo? Deixe com a gente.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais viagens inspiradoras toda semana, direto na sua caixa de entrada.