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Se você está alugando um carro, saber o que fazer em caso de acidente pode economizar tempo, dinheiro e estresse. Seja um grande acidente ou um pequeno arranhão, se deixou uma marca no seu veículo, você terá que comunicar à empresa de aluguel. Saiba o que fazer se você sofrer um acidente, quem paga pelos danos em carros alugados e o que você precisa saber.



O que você deve fazer se sofrer um acidente com o carro alugado?

Esperamos que isso não aconteça, mas ainda é importante se preparar caso você tenha um acidente com seu carro alugado. Aqui está um guia simples passo a passo sobre o que fazer para garantir que todos estejam seguros e como resolver reclamações sem disputas.

1º passo

Verifique todos os envolvidos no acidente

Em primeiro lugar: pare o carro imediatamente em um lugar seguro. Ligue os pisca-alertas e verifique se você, seus passageiros e todos os envolvidos no acidente estão bem. Se alguém estiver gravemente ferido, você deve ligar para os serviços de emergência imediatamente. No Brasil, ligue para o 190. Nos EUA, o número é o 911. Se você estiver no Reino Unido, pode ligar para o 999, e na maioria da Europa é o 112. Para onde quer que você vá, sempre certifique-se de saber o número de emergência antes de viajar.

Depois de verificar que ninguém está em perigo, verifique a condição do(s) veículo(s). Também é importante verificar se você precisa evacuar a área devido a perigos como fogo, fios elétricos caídos ou tráfego rápido.

2º passo

Tire fotos e compartilho suas informações de contato

Obtenha as informações de contato e seguro de todos os outros motoristas envolvidos no acidente.. Colete os nomes de todos os passageiros e testemunhas oculares. Anote as marcas e os modelos de todos os outros veículos envolvidos, assim como suas placas.

Antes de mover o carro alugado para qualquer lugar, obtenha informações sobre a localização do acidente, como nomes das ruas. Tire fotos de tudo para ajudar a sustentar qualquer reclamação que você possa ter que fazer. Isso inclui os veículos no acidente, todos os danos específicos e outras fotos de apoio, como onde aconteceu. Muitas empresas de seguros vão pedir para você enviar fotos online ao registrar uma reclamação.

3º passo

Entre em contato com a empresa de locação

Em seguida, entre em contato com a empresa de aluguel de carros. Normalmente, você pode encontrar o número de telefone em um adesivo no porta-luvas ou em algum outro lugar no interior do veículo. Alternativamente, você encontrará o número nos seus documentos de aluguel ou no site da empresa. Eles vão te dizer como proceder e responder a perguntas sobre o seguro.

Se você estiver usando uma empresa de seguro de carro independente, precisará entrar em contato com eles separadamente para informá-los sobre o acidente. Verifique qual é a cobertura e o valor do seu seguro. E certifique-se de perguntar se eles vão contatar a polícia para registrar um boletim de ocorrência para você.

4º passo

Resolva quem deve pagar por quaisquer reclamações

Quanto você deve pagar dependerá do nível de seguro que você contratou. Quase todos os aluguéis de carros incluem isenção de danos por colisão (CDW, na sigla em inglês) para acidentes básicos, mas isso geralmente não inclui partes como rodas ou para-brisas.

Tenha em mente que provavelmente você terá que pagar uma taxa de franquia para cada reclamação. Se você não contratou um protetor contra danos, como uma Isenção de Danos (LDW, na sigla em inglês), você terá que pagar a franquia da sua apólice para a empresa de aluguel, independentemente de a culpa pelo acidente ser sua ou não. Alternativamente, você pode contratar Seguro de Excesso.

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O que verificar antes de dirigir

Proteja-se contra reivindicações falsas verificando seu carro alugado em busca de danos antes de dirigir. Leva apenas um minuto após a retirada para tirar fotos e um vídeo do seu carro alugado. Certifique-se de que as fotos sejam claras e cubram todas as áreas principais – incluindo o interior do carro. Nunca é demais tirar uma foto do odômetro e do medidor de combustível também, caso o seu aluguel tenha um limite de quilometragem ou uma política de combustível semelhante.

preloadAn aerial top view of a beach with a sandy shore dotted with beachgoers and colourful parasols stretches alongside the road, creating a vibrant and lively coastal scene.

Pesquise por carros de aluguel

Conclusão: o que acontece se você danificar um carro alugado?

Ninguém quer pensar em ter um acidente. Infelizmente, isso não significa que não vá acontecer. A preparação é fundamental. Saber todas as coisas que você deve fazer ajudará você a evitar dores de cabeça ao fazer sua reclamação de seguro mais adiante.

Mais importante ainda, certifique-se de que seu seguro está válido e que você conhece os números dos serviços de emergência antes de viajar.

Como o KAYAK sabe o que colocar neste guia

Embora eu tenha tido a sorte de evitar acidentes graves em minhas aventuras de aluguel de carros, tive que fazer várias reclamações. Desde para-brisas lascados até tampas de combustível caindo (sério!), navegar em uma reclamação pode ser um campo minado.

Cada reclamação será diferente, mas este guia usa toda a minha experiência para ajudar a garantir que você se prepare ao máximo, dentro possível. Dirigir em qualquer lugar envolve riscos. Meu conselho é sempre garantir que você tenha o seguro de aluguel de carro mais abrangente que puder obter. Uma última dica de viajante experiente: eu sempre reservo um seguro de aluguel de carro independente porque é mais barato, mais flexível e geralmente mais abrangente.

Perguntas frequentes sobre acidentes de carro alugado

A responsabilidade recai sobre os motoristas envolvidos concordarem com o que aconteceu e tomarem as medidas corretas.

  • Certifique-se de que o local do acidente esteja seguro.
  • Troque informações com outros motoristas envolvidos.
  • Tire fotos e vídeos do acidente e de qualquer dano a todos os carros envolvidos.
  • Entre em contato com a empresa de aluguel de carros. Eles vão te dizer como proceder, especialmente se o carro estiver danificado a ponto de você não poder dirigi-lo. Normalmente, um adesivo dentro do porta-luvas listará um número de emergência.
Isso depende da responsabilidade e do nível de seguro que você tem. Uma Isenção de Danos por Colisão (CDW, na sigla em inglês) significa que a empresa de aluguel de carros não cobrará custos por danos à lataria do seu carro alugado. Mas você terá que pagar por qualquer outro dano. Sua apólice também provavelmente virá com taxas de franquia, que você pode ter que pagar mesmo se o acidente não foi culpa sua. Para total liberdade de taxas, você também pode comprar um seguro de excesso.
Isso depende do nível de seguro que você tem. O seguro básico de aluguel de carros não cobrirá os pneus, mas pode incluir assistência na estrada que cubra. Como sempre, verifique com sua seguradora antes de viajar. Se você se preocupa que um pneu possa furar, geralmente poderá adicionar à sua apólice para cobri-lo.
O seguro oferecido pelas locadoras de carros cobre danos ao veículo e protege você contra roubo. No entanto, não cobrirá lesões corporais causadas por um acidente. Se você quiser um seguro adicional para cobrir quaisquer despesas, custos extras ou reivindicações de lesões, verifique seu seguro de viagem e/ou seguro de saúde para ver o que você já está coberto. O guia de seguro do KAYAK diz tudo o que você precisa saber.
A maioria das apólices básicas de seguro de viagem não cobre danos ou amassados ​​a um carro alugado. No entanto, a maioria oferece seguro de aluguel de carros – mediante pagamento, é claro. Essas apólices geralmente cobrem qualquer coisa fora do seu controle que cause danos ao carro alugado, desde uma colisão até vandalismo ou roubo.
Sim, e algumas são conhecidas por isso. Mas se você tiver a documentação e fotos do seu carro, pode contestar qualquer reclamação que considere injusta. Certifique-se de tirar fotos e vídeos abrangentes e claros do carro tanto quando o pegar quanto quando o devolver. Mantenha os formulários de check-out e check-in que a empresa de aluguel utiliza para mostrar quaisquer danos antes e depois do aluguel, e certifique-se de que tenham sido assinados pelo agente da empresa de aluguel.

Sobre o autor

Duncan MaddenDuncan é um escritor de viagens freelancer, redator e autor de livros que busca constantemente histórias de viagens e a sensação perpétua de estar de férias. Ele fica mais feliz quando está em uma trilha em busca de ondas ou ao se esquivar sob a fita da pista de esqui para encarar a solidão coberta de neve. Inglês, ele vive na Alemanha, mas gosta mesmo é de partir rumo ao horizonte. Seu primeiro livro, Found in Translation (sem tradução para o português), explora as etimologias e as histórias de nomes de países em todo o mundo e já está disponível.

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