A pesquisa do KAYAK sobre os países que buscaram o Rio de Janeiro como destino em agosto revela que os alemães ficaram em primeiro lugar em preparação e economia; os brasileiros são superfãs; e os espanhóis ganham em espontaneidade.
Com a proximidade dos eventos esportivos que acontecerão em agosto no Rio de Janeiro, o KAYAK (www.kayak.com.br), líder mundial em pesquisas de viagem online, analisou mais de 1 bilhão de buscas em seus 40 sites internacionais para descobrir como os amantes do esporte pelo mundo estão planejando suas viagens para a Cidade Maravilhosa para o período – e premiou os viajantes de diferentes países em oito modalidades:
As categorias do Campeonato Mundial de Viagem
A análise do KAYAK mostra os hábitos de busca e de reserva em cada país e revela tanto as surpresas quanto os resultados esperados. Embora todos tenham mostrado um grande interesse em assistir aos jogos, a forma com que cada país está planejando suas viagens pode ser bem diferente.
Confira os vencedores do Campeonato de Mundial de Viagem do KAYAK:
Preparação: organizando tudo o quanto antes
A pontualidade britânica ficou atrás da organização alemã neste quesito. Os alemães ocupam o primeiro lugar, por realizarem pesquisas em maio de 2015, seguidos pelos britânicos, que realizaram as buscas para o Rio com até seis meses de antecedência, em fevereiro de 2016.
1º lugar: Alemanha
2º lugar: Reino Unido
3º lugar: Holanda
Espontaneidade: por que fazer hoje o que se pode fazer amanhã
Os espanhóis têm a abordagem mais tranquila em relação a fechar uma viagem para os jogos em agosto, ganhando o primeiro lugar na categoria “Espontaneidade” e batendo os descontraídos mexicanos, que ficaram com o bronze. Ao contrário dos alemães, as pesquisas de viagens da Espanha para o Rio foram feitas, em sua maioria, com apenas 3 meses de antecedência.
1º lugar: Espanha
2º lugar: Canadá
3º lugar: México
Eficiência: voando apenas sem escalas
Reconhecida mundialmente por ser eficiente como um relógio, a Suíça leva o primeiro local na categoria “Eficiência”. Os viajantes suíços são os mais propensos a voar para o Rio sem escalas, vencendo os irlandeses e os norte-americanos. Voos sem paradas ou conexões também significam mais tempo para curtir as belas praias cariocas.
1º lugar: Suíça
2º lugar: Irlanda
3º lugar: EUA
Superfãs: torcer é essencial
Com os jogos acontecendo em casa, é natural que os viajantes brasileiros tenham feito o maior número de buscas para viajar ao Rio em agosto, utilizando as ferramentas de pesquisas para passagens aéreas, hotéis, pacotes e locação de veículos, garantindo o primeiro lugar na modalidade “Superfãs”. O pódio, aliás, é totalmente sul-americano: argentinos e colombianos levaram prata e bronze, respectivamente.
1º lugar: Brasil
2º lugar: Argentina
3º lugar: Colômbia
Para ver os vencedores das outras quatro categorias – Luxo, Família, Economia e Móvel –, confira o infográfico acima.
Dicas do KAYAK para curtir ao máximo a sua viagem ao Rio:
Organize eventos e atividades: Com tantas coisas para fazer no Rio de Janeiro, qual é a melhor forma de se organizar? A ferramenta Trips já é conhecida dos usuários, mas oferece muito mais do que simplesmente armazenar confirmações de voos, hotéis e carros de aluguel em um só itinerário fácil de acessar. Encaminhando e-mails de reservas de restaurantes, passeios e outras atividades para trips@kayak.com.br, ou inserindo manualmente os detalhes de um evento, os viajantes podem guardar todos os detalhes da sua estadia no Rio em um só lugar.
Crie alertas de preço: Ainda não está com a viagem comprada? Com os alertas de preço, os viajantes são notificados quando os preços de passagens para o Rio baixarem.
Nota: Exceto quando indicado, os resultados para as categorias no infográfico são baseadas em dados de pesquisas globais para o Rio de Janeiro conduzidas no KAYAK entre 1 de maio de 2015 e 1 de junho de 2016, para viagens entre 4 e 22 de agosto de 2016. Para a categoria Espontaneidade, nós ajustamos as datas de busca para 4 de maio de 2016 a 1 de junho de 2016. Para a categoria Preparação, ajustamos as datas de busca para 1 de maio de 2015 a 4 de fevereiro de 2016. As pesquisas levam em conta as verticais de hotéis, hospedagem, pacotes e locação de veículos.