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Ao viajar, pode ser muito conveniente alugar um carro para se locomover melhor, ir no seu próprio ritmo, conhecer mais o lugar e não ter que lidar com os transportes públicos. Mas é muito fácil cometer erros ou encarar surpresas desagradáveis ao alugar um carro: seguro que não inclui nada, taxas ocultas, um carro que você não gosta e muitos detalhes que podem acabar arruinando as férias. Para tentar ajudá-lo a evitar algo assim, compartilhamos algumas dicas para lhe ajudar na próxima viagem:

O que você deve ter em mente ao procurar um carro alugado?

  1. Verifique bem o preço e evite surpresas

» Impostos: ao fazer a pesquisa, verifique se você está vendo o preço base ou total com impostos e taxas incluídas. Leia também as notas de rodapé, no caso de haver uma taxa local adicional no país ou cidade que você está indo (como uma taxa turística por exemplo).

» Quilometragem incluída: O número de quilômetros incluídos no preço varia de acordo com a tarifa que você escolhe ou a agência com a qual você reserva. Se você reservar um veículo com quilometragem limitada, a dica é saber o quanto que irá custar-lhe cada quilômetro extra. Se você não tem uma idéia aproximada da distância que você vai viajar, melhor pagar um pouco mais por quilometragem ilimitada para não se preocupar a todo momento.

» Combustível: Dependendo da agência, você receberá o carro com o tanque cheio, vazio ou meio cheio. A regra de ouro é que você deve retornar o veículo com a mesma quantidade de combustível que você recebeu. É comum que lhe cobrem uma certa quantia para gasolina ou diesel no momento do aluguel e depois, na entrega, verifiquem o quanto você deixou, devolvendo a diferença caso não tenha consumido tudo o que foi coletado. Seja qual for o caso, não se esqueça de verificar sempre as condições específicas da agência.

» Extras: Por favor, note que muitos extras geralmente são cobrados separadamente, como condutores extras, condutores de certa idade, GPS, cadeirinhas para bebês, etc.

  1. Escolha o seguro certo e pare de se preocupar

Cada agência oferece diferentes possibilidades e tipos de cobertura. Estes são os mais frequentes:

» Seguro de responsabilidade civil: cobre a responsabilidade do motorista por danos causados a pessoas, animais ou objetos em reivindicações até um montante limitado. Este seguro é obrigatório e geralmente está incluído na política básica.

» Seguro de renúncia a danos de colisão: esse seguro isenta o motorista de responsabilidade econômica por danos materiais causados ao carro devido a um acidente. Dependendo dos termos da agência, este seguro pode incluir cobertura total ou parcial dos custos (ver franquia*). Às vezes, esses seguros não cobrem danos a rodas ou vidros, e você tem que pagar uma taxa extra se desejar essas coberturas.

» Seguro de proteção contra roubo: cobre o valor do veículo em caso de roubo. Você pode incluir uma franquia *.

» Assistência ou seguro pessoal: em caso de acidente de trânsito, cobre os ocorridos ao condutor e aos ocupantes do veículo. As despesas cobertas geralmente incluem: despesas médicas, deficiência ou morte. Mais uma vez, cada agência tem suas próprias condições.

» Cobertura de rodas e vidros: como dissemos antes, muitas políticas básicas não abrangem pneus ou vidros danificados.

 

* O que é exatamente a franquia?

No caso de o carro alugado ser danificado por qualquer motivo (roubo, perda, danos, etc.), a franquia é a soma máxima que você tem que pagar. Essa quantidade pode variar de algumas centenas de dólares para vários milhares. Normalmente, quanto maior a franquia, menor o preço do aluguel. Claro, se algo acontecer, você terá que assumir mais despesas. O mais importante é que você leia os termos e condições da política bem para conhecer o montante da franquia.

Vamos dar um exemplo: se você contratou um seguro com franquia de 800 euros e o veículo alugado tem danos pelo valor de 1500 euros; você terá que pagar 800 euros e a empresa pagará os 700 restantes.

Ao alugar um carro, é importante que você analise minuciosamente a política escolhida: o que inclui e as condições da mesma.

  1. Retirada e entrega: tenha tudo pronto

» Onde e quando: sempre verifique o local de retirada e entrega do veículo. Verifique também se a agência cobra uma taxa extra por pegar o veículo em uma filial e entregá-lo em outra. Fique atento também ao tempo e a flexibilidade na coleta e entrega. Algumas agências cancelam sua reserva se você não aparecer no horário agendado e pode entregar seu veículo para outra pessoa. Novamente, sempre verifique as condições e tenha sempre o número de telefone da agência. Quando você pegar seu veículo no aeroporto, muitas agências também lhe pedem que seu número de voo seja informado para que eles possam saber sobre possíveis atrasos.

» Retirada: Certifique-se de ter tudo o que precisa para retirar o veículo. Muitas agências solicitam um cartão de crédito para cobrar o depósito de garantia (não se esqueça: deve ser de crédito e não de débito). Verifique as condições da agência para conhecer as possíveis cobranças que serão feitas no seu cartão. Além disso, lembre-se sempre de levar sua carteira de motorista em vigor e um documento de identidade.

» Estado do veículo: algumas agências geralmente entregam um pequeno relatório detalhando todos os danos anteriores do veículo: arranhões, solavancos, etc. Isso serve como uma referência à agência no caso de o veículo sofrer novos danos; ou a você, no caso de você reivindicar danos que já existiam no veículo. O seguinte conselho é para superprecavidos: sempre pergunte por este documento, mas se a agência não tiver algo que mostre os danos anteriores detalhados, você sempre pode fazer algumas fotos do carro. Estas servirão de prova do estado inicial do veículo no momento da entrega.

» Entrega: esta seção está um pouco relacionada com a anterior. O maior pânico do motorista de um carro de aluguel é que eles te chamam no dia seguinte da entrega para dizer-lhe o que foi danificado. Nossa recomendação: quando você entrega o carro, verifique se o pessoal da agência o verifica no momento de checar se tudo está bem. Confirmado que tudo está bem, solicite um recibo ou confirmação da entrega do veículo.

  1. Escolha o carro que melhor se adapte às suas necessidades

Quando você planeja alugar um veículo para suas férias, você deve primeiro considerar o tipo de viagem que você vai fazer. Você pode ter alguns pepinos se você alugar um carro compacto para uma viagem de 5 pessoas por 6 horas. Alguns pontos para você ter em mente ao escolher o tipo de veículo são:

  • A duração da viagem
  • O número de passageiros e a quantidade de bagagem
  • Para onde você vai viajar?
  • O equipamento necessário: se você vai precisar de ar condicionado, câmbio manual ou automático, etc.

Os filtros do KAYAK permitem que você filtre os resultados segundo os critérios anteriores e outros mais, como a agência, a forma de pagamento e o preço do veículo a ser procurado.

 

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Sobre o autor

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