Houve um aumento no número de golpes em que pessoas se fazem passar por funcionários de empresas como o KAYAK e oferecem oportunidades falsas a quem está procurando emprego. Não se esqueça de que o KAYAK nunca exigirá pagamentos de alguém que esteja se candidatando a uma vaga em aberto em nenhum estágio do processo de contratação.
Além disso, note que o KAYAK é uma ferramenta de busca, não uma agência de viagens. Todos os anos processamos bilhões de consultas em nossas plataformas para quem busca informações sobre viagens, desde voos a hotéis, passando por aluguel de veículos. Durante cada consulta, o KAYAK pesquisa centenas de sites de viagem para mostrar as informações que você precisa para encontrar sua reserva ideal, mas não aceitamos reservas ou pagamentos diretos e nunca entramos em contato por ligação, e-mail ou mensagem via WhatsApp, Instagram ou LinkedIn para concluir a sua reserva ou solicitar pagamentos.

O que os golpistas pedem?
Geralmente, a primeira coisa que os golpistas fazem é entrar em contato não solicitado por telefone, WhatsApp, Instagram, LinkedIn ou e-mail, usando de forma fraudulenta o nome e o logotipo da marca KAYAK.
Esses golpistas atraem candidatos a emprego com ofertas de trabalho falsas (como por exemplo fornecer avaliações de hotéis), pedindo-lhes que completem tarefas como configurar perfis online ou divulgar informações pessoais, tudo com o objetivo de receber pagamentos ou comissões. Às vezes, os golpistas até pagam primeiro uma pequena quantia para ganhar a confiança e, depois, pedem a essa pessoa que pague dinheiro para obter comissões mais altas.
Os golpistas também podem mencionar nomes de executivos ou membros da equipe de recrutamento do KAYAK, para manipular as pessoas a confiar neles.
Golpes usando o KAYAK: ao que você deve ter atenção
O KAYAK nunca irá ligar, enviar e-mails ou mensagens via WhatsApp para completar reservas de um usuário ou para solicitar pagamento. Se você receber contacto por um desses meios, por favor, denuncie a situação.
O que você deve fazer se detectar um golpe ou for vítima de um golpe?
Se acha que detectou um golpe ou é vítima de um golpe, você pode (i) entrar em contato com seu banco sobre o(s) pagamento(s) fraudulento(s); e/ou (ii) denunciar a atividade fraudulenta à sua agência local de aplicação da lei:
Para denunciar atividades suspeitas diretamente ao KAYAK, preencha este formulário na página de suporte do KAYAK.