Coronavírus: o que você precisa saber sobre trocas e cancelamentos de voos

Última atualização: 26/03/2020 às 15h40

Voos para o aeroporto internacional de Boa Vista são cancelados em função da pandemia – Roraima apresenta 8 casos de COVID-19 até o momento. 

Brasileiros ficam “presos” na África do Sul em função do cancelamento de voos. 

Belo Horizonte inaugura o primeiro hotel adaptado para a pandemia no Brasil, cujos funcionários ficam isolados no espaço do hotel. A recepção é virtual e os quartos são isolados a cada 72h para higienização.

Azul Viagens cancelou todos os seus pacotes e serviços de viagem entre 24 e 30 de março. Viajantes enfrentam demora no atendimento e falta de informações para remarcar suas viagens durante a crise provocada pelo Coronavírus.

Diante do atual panorama mundial por conta do Coronavírus (COVID-19) estamos atualizando constantemente as informações mais importantes para que você possa tomar as melhores decisões relacionadas às suas viagens. Estamos trabalhando 24 horas por dia para que nosso site traga as atualizações e informações necessárias sobre tudo relacionado a voos. Se você já reservou uma viagem ou está começando a considerar planos de viagem futuros, é importante manter-se atualizado sobre as restrições de viagem e as políticas de alteração e cancelamento das companhias e agências de viagem.

Declarações do Governo Brasileiro sobre viagens nacionais e internacionais:

Lembrete de saúde e segurança

Recomendamos a quem for viajar que tome medidas de proteção contra o COVID-19 (também conhecido como Coronavírus). Cuide da sua saúde e proteja os outros lavando as mãos com frequência, e cobrindo a boca e o nariz com o braço dobrado quando tossir ou espirrar. Ao sentir-se mal, fique em casa. Aqui você pode encontrar mais recursos das autoridades oficiais de saúde. 

Se você precisa viajar, esses são os filtros, ferramentas e notificações que podem te ajudar:

  • Filtro de companhias aéreas flexíveis: conforme as companhias aéreas e os hotéis atualizam suas políticas, adicionamos um filtro de cancelamento flexível aos resultados da pesquisa. Se os usuários selecionarem esse filtro, os resultados priorizarão os parceiros de viagem que estão isentos de taxas de remarcação ou cancelamento. Com políticas diferentes de companhia para companhia, nosso objetivo é fornecer aos viajantes as informações necessárias para que eles tomem decisões inteligentes sobre os planos de viagem atuais e/ou futuros – tudo em um só lugar.
    • Companhias que oferecem cancelamento gratuito (na forma de créditos de viagem).
    • E empresas que estão zerando suas taxas de remarcação.

Também atualizamos nossas descrições de tarifas para que os passageiros possam ver facilmente se são permitidas alterações na rota que desejam reservar. Pesquise agora.

  • Notificações de voos para a Europa e Ásia: ao pesquisar, os resultados mostram as rotas que serão afetadas devido às políticas nacionais de viagem ou saúde. Faça uma pesquisa e veja rotas.
  • Notificações específicas para sua rota de viagem: vamos avisá-lo sobre os destinos que podem ter restrições de viagem emitidos pelas autoridades nacionais.

Links e recursos úteis: aqui você pode encontrar um resumo com links para recursos importantes, como organizações de saúde globais e locais. Manteremos esta página o mais atualizada possível para informá-lo sobre as notícias mais importantes sobre voos e viagens em nível regional.

Algumas das perguntas mais comuns

Tenho uma viagem agendada e estou pensando em opções para cancelar o voo por prevenção?

As companhias aéreas e agências de viagens estão atualizando continuamente suas políticas de viagens. Aqui você pode encontrar a lista de contatos diretos para obter informações exatas sobre sua reserva. Encontre informações atualizadas sobre suas políticas de viagem abaixo.

Devo comprar um seguro de viagem?

O seguro de viagem geralmente é uma boa idéia para viagens internacionais (verifique também a cobertura oferecida por seus cartões de crédito). No entanto, se você estiver adquirindo um seguro devido a preocupações com o coronavírus (COVID-19), leia a política com atenção, pois as regras podem variar dependendo da empresa. O seguro pode não cobrir extensivamente os cancelamentos ou oferecer a flexibilidade de viagem que você procura. A melhor coisa a fazer é verificar com sua seguradora para determinar a cobertura.

Para quem viaja nas próximas semanas, estas são as políticas de cancelamento e remarcação mais recentes (a partir de 13 de março) das principais companhias aéreas:

GOL

Flexibilizamos as políticas de remarcação e cancelamento de viagens internacionais em voos operados pela GOL ou em conexão com companhias parceiras.

Confira as orientações para voos nacionais e internacionais marcados para até 14 de maio de 2020:

  • Cancelamento e crédito
    Você poderá cancelar sua viagem e manter o valor em crédito para voos futuros. O valor estará disponível integralmente por um ano, a contar da data da compra;
  • Remarcação
    Se preferir, poderá remarcar sua viagem para qualquer período dentro de 330 dias, a contar da data da compra. A taxa de remarcação não será cobrada, incidindo apenas a diferença entre as tarifas, se houver;
  • Cancelamento e reembolso
    Ao optar por cancelar sua viagem e solicitar reembolso, não haverá taxa de cancelamento. Contudo, a taxa de reembolso poderá ser cobrada, dependendo da regra da tarifa escolhida.

 

LATAM Airlines

Se você tem uma viagem até o dia 31 de dezembro de 2020, dentro o para um país com fechamento de fronteiras ou declaração de estado de emergência, você pode realizar a sua alteração diretamente pela internet.

– Políticas de flexibilização válidas para todos os voos nacionais ou internacionais comprados até 18 de julho de 2020 que tenham sido cancelados ou reprogramados pela LATAM, em função da propagação da COVID-19 afetando diversas regiões do mundo. Regras aplicáveis para passagens compradas em dinheiro ou com Pontos LATAM Pass.

  • Alterar uma vez a data da sua viagem, sem nenhum custo, mantendo a mesma origem e o mesmo destino e viajando na mesma cabine, para voar até a data de validade do seu bilhete;
  • Se você ainda não definiu quando poderá viajar, pode reprogramar o seu voo a qualquer outro momento até a data da validade do seu bilhete. Sua passagem será revertida em crédito de mesmo valor, em seu nome, para ser utilizado em viagem futura;

– Políticas de flexibilização válidas para todos os voos nacionais ou internacionais comprados até 18 de julho de 2020 que não tenham sido alterados o cancelados pela LATAM. Essas regras são aplicáveis para passagens compradas em dinheiro ou com Pontos LATAM Pass.

  • Remarcação: Alterar uma vez a data da sua viagem, sem multas e sem diferença tarifária. Para isso, é necessário manter a mesma origem, destino, sazonalidade e cabine. A remarcação deve ser feita até a data de validade do bilhete.
  • Cancelamento: Se você ainda não definiu quando poderá viajar, remarque o seu voo a qualquer outro momento. Sua passagem será revertida integralmente em crédito, em seu nome, para ser utilizado em até 1 ano da data do seu voo original. O cancelamento deve ser solicitado até a data de validade do seu bilhete.

 

Copa Airlines

O Governo Nacional da República do Panamá decretou a proibição de todos os voos internacionais de passageiros, a partir das 23h59, do domingo, 22 de março, até 21 de abril de 2020, com o objetivo de proteger a saúde dos panamenhos contra o surto de coronavírus no país e na região. Com essa medida, a Copa Airlines suspenderá temporariamente suas operações durante esse período.
Você poderá solicitar as alterações entrando em contato com nossa Central de Reservas, visitando nossos Escritórios de vendas ou sua agência de viagens de acordo com as condições detalhadas a seguir:

  • Passagens adquiridas até o 31 de março de 2020.
  • As datas originais da viagem devem começar e ser completadas até 15 de junho de 2020.
  • Novo itinerário deve ser completado antes do 31 de dezembro de 2021.
  • Aplica-se somente a bilhetes da Copa Airlines: bilhetes regulares e compradas com milhas.
  • A taxa de de alteração se aplica apenas uma vez.
  • Reembolso e cancelamentos se aplicam de acordo com as condições das regras tarifárias.

 

TAP AIR PORTUGAL

  • Operação para o meu destino e voo foram cancelados:
    Será automaticamente emitido um voucher, no valor do bilhete não utilizado e não serão alocado reencaminhamento. O voucher será enviado por e-mail e será válido para uma próxima compra com a TAP.
  • Operação para o meu destino mantém-se mas o meu voo foi cancelado:
    Caso pretenda ser reencaminhado noutro voo, deverá entrar em contacto com a TAP. Em alternativa, poderá pedir emissão de um voucher no valor do bilhete não utilizado aqui. O voucher será enviado por e-mail e será válido para uma próxima compra com a TAP.
  • Quero alterar/desistir da viagem:
    Altere ou cancele com antecedência a sua viagem. Utilize o Gerir Reserva para alterar as datas do(s) seu(s) voos(s) de forma gratuita e online. É válida uma alteração gratuita por reservas. Em alternativa, você poderá pedir emissão de um voucher no valor do bilhete não utilizado. O voucher será enviado por e-mail e será válido para uma próxima compra com a TAP.

 

American Airlines

Para fornecer a você maior flexibilidade e controle, cancelamos as taxas de alteração em determinadas datas de viagem.
Isso inclui oferecer aos clientes que compraram bilhetes antes de 1º de março de 2020 e que tenham viagens até 31 de maio de 2020 a flexibilidade de remarcação sem taxas de alteração. Os clientes que reservaram viagens de 1 de março a 15 de abril de 2020, para todas as futuras viagens, também podem alterar sua reserva posteriormente, sem taxas de alteração.

 

Iberia

Se você reservou um voo que pode estar afetado, forneça suas informações de contato em Gestão de reservas para que possamos informá-lo de qualquer notícia relevante sobre sua viagem através do serviço Iberia conecta.

 

Air France

  • Para adiar uma viagem:
    Se você comprou um bilhete para um voo com partida antes de 31 de maio de 2020, você tem até 30 de setembro de 2020 para adiar sua data de partida sem taxas de alteração. Sua nova viagem deve começar até 30 de novembro de 2020, incluída.
  • Para cancelar uma viagem:
    Se você comprou uma passagem para um voo com partida antes de 31 de maio de 2020, pode solicitar um reembolso à sua agência de viagens.
  • Se o seu voo foi cancelado:
    Se o seu voo tiver sido cancelado e você não quiser mais viajar, poderá obter um reembolso do seu bilhete junto ao seu agente de vendas.

 

Azul

Clientes com voos nacionais e internacionais para Abril

Poderão alterar ou cancelar seu voo até 30 de novembro

  • Alterações: você poderá alterar a data do seu voo (uma única vez) sem custos, para voar até o dia 30 de novembro de 2020*.
  • Pedido de cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custos deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano, sendo o valor pessoal e intransferível).
  • Pedido de Reembolso: você poderá solicitar o reembolso, sem custos e o valor residual será reembolsado em até 12 (doze) meses, a contar da data da solicitação.

Clientes com voos nacionais e internacionais para Maio em diante

No caso da Azul alterar seu voo você receberá um e-mail ou um SMS. Fique tranquilo, o valor da sua reserva está garantido. 

 

Aerolíneas Argentinas

Por conta da situação sanitária global causada pelo Coronavírus (COVID-19), Aerolíneas Argentinas informa sua política comercial.

Passageiros com VOOS CANCELADOS da Aerolíneas Argentinas que desejem realizar uma alteração para voar para/de Estados Unidos, Europa e Ásia:

Alterações:

  • Sem cobrança de penalidade nem diferença de tarifa/milhas para viajar regressando até 30 de novembro de 2020.
  • Sem cobrança de penalidade, pagando diferença de tarifa/milhas se houver, caso decidam voar depois de 1 de dezembro de 2020.
  •  As passagens adquiridas com milhas + pesos somente poderão realizar a devolução.

Passageiros SEM VOOS CANCELADOS que desejem realizar uma alteração para voar para/de Estados Unidos, Europa e Ásia com data original de viagem até 31 de agosto de 2020:

Alterações:

  • Sem penalidade, pagando diferença de tarifa/milhas se houver, para voar até 30 de novembro de 2020.
  • As passagens adquiridas com milhas + pesos somente poderão realizar a devolução.

Bilhetes para/de BRASIL, CHILE, URUGUAI, BOLÍVIA, PARAGUAI, PERU, COLÔMBIA e CARIBE

– Passageiros COM VOOS CANCELADOS (qualquer data) e SEM VOOS CANCELADOS com data original de viagem de 15 até 20 de março de 2020 e de 10 até 15 de abril de 2020 que queiram fazer uma alteração:

Alterações:

  • Sem cobrança de penalidade nem diferença de tarifa/milhas para viajar retornando até 30 de novembro de 2020.
  • Sem cobrança de penalidade, pagando diferença de tarifa/milhas, se houver, caso decidam voar após 1 de Dezembro de 2020.
  • As passagens adquiridas com milhas + pesos somente poderão realizar a devolução.

– Passageiros SEM VOO CANCELADO que queiram realizar uma alteração, com data original de viagem de 16 de abril até 30 de junho 2020:

Alterações: 

  • Sem penalidade, pagando diferença de tarifa/milhas, se houver, para voar até 30 de novembro de 2020.
  • As passagens adquiridas com milhas + pesos somente poderão realizar a devolução.

 

Outras companhias aéreas

Entre em contato diretamente com eles para obter as informações mais recentes. Você pode encontrar uma lista de companhias aéreas aqui. Se você reservou com um provedor que não seja uma companhia aérea, entre em contato diretamente com eles para esclarecer suas opções.

Recursos

Ministério da Saúde

Organização Mundial da Saúde (OMS)

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