Última atualização: 15/04/2020 às 17h00
Governo autoriza setores de turismo e cultura a reembolsar ou remarcar serviços até um ano após pandemia
O Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, anunciou o fechamento do Terminal 1 de operações em função da falta de voos. O Aeroporto Rio Galeão, por sua vez, anunciou que no mês de abril operará apenas três voos diários para Guarulhos, a fim de evitar a disseminação do novo Coronavirus.
Os viajantes e turistas que entrarem em território francês precisarão de um certificado a partir desta quarta-feira (8), anunciou o Ministério do Interior da França. Se você mora na França, mas não é cidadão francês, e está voltando de viagem, terá que apresentar comprovante de residência.
Diante do atual panorama mundial por conta do Coronavírus (COVID-19) estamos atualizando constantemente as informações mais importantes para que você possa tomar as melhores decisões relacionadas às suas viagens. Estamos trabalhando 24 horas por dia para que nosso site traga as atualizações e informações necessárias sobre tudo relacionado a voos. Se você já reservou uma viagem ou está começando a considerar planos de viagem futuros, é importante manter-se atualizado sobre as restrições de viagem e as políticas de alteração e cancelamento das companhias e agências de viagem.
- Saúde e segurança geral
- Se você está pensando em viajar em breve
- Se você está pensando em cancelar uma viagem reservada anteriormente
- Se você está pensando em comprar um seguro de viagem
- Filtros, ferramentas e notificações
- Políticas de companhias aéreas flexíveis
- Entre em contato com sua companhia aérea
- Recursos adicionais
Declarações do Governo Brasileiro sobre viagens nacionais e internacionais:
- Site especial do Ministério da Saúde sobre o Coronavírus: https://coronavirus.saude.gov.br/
- Site especial do Ministério do Turismo sobre o Coronavírus: http://www.turismo.gov.br/coronavirus.html
- Cartilha de medidas do Governo Federal para o setor de viagens
- Manual sobre o Coronavírus aos viajantes e entidades do setor
- 28 de janeiro: Brasil orienta evitar viagens à China
- 13 de março: Ministério da Saúde recomenda que viajantes internacionais fiquem em casa durante 7 dias ao chegar no Brasil
- 13 de março: Ministério da Saúde pede que sejam adiadas viagens não-essenciais
- 17 de março: Governo estabelece mudanças na rotina de trabalho de servidores
- 18 de março: ANTT suspende viagens internacionais por ônibus devido ao coronavírus
- 18 de março: Governo restringe temporariamente entrada de venezuelanos no Brasil
- 19 de março: Fronteiras com países vizinhos terão restrições, diz Bolsonaro
- 20 de março: Mercosul facilita retorno de cidadãos aos países de origem
- 20 de março: Turismo e Justiça se unem para alinhar medidas em remarcações de turistas
- 21 de março: Repatriação de brasileiros
- 22 de março: Infraero informa que terminais estão operando normalmente
- 23 de março: Brasil fecha fronteira com Uruguai para estrangeiros
- 24 de março: Turismo e Justiça assinam nota técnica conjunta sobre remarcações de viagens
- 27 de março: Governo restringe entrada de estrangeiros pelos portos
- 27 de março: Aeroporto Tom Jobim terá redução de 90% dos voos em abril
- 1 de abril: Em uma semana, companhias aéreas trouxeram quase 26 mil passageiros do exterior
- 1 de abril: Coronavírus: RioGaleão terá apenas três voos diários em abril
Lembrete de saúde e segurança
Recomendamos a quem for viajar que tome medidas de proteção contra o COVID-19 (também conhecido como Coronavírus). Cuide da sua saúde e proteja os outros lavando as mãos com frequência, e cobrindo a boca e o nariz com o braço dobrado quando tossir ou espirrar. Ao sentir-se mal, fique em casa. Aqui você pode encontrar mais recursos das autoridades oficiais de saúde.
Se você precisa viajar, esses são os filtros, ferramentas e notificações que podem te ajudar:
- Filtro de companhias aéreas flexíveis: conforme as companhias aéreas e os hotéis atualizam suas políticas, adicionamos um filtro de cancelamento flexível aos resultados da pesquisa. Se os usuários selecionarem esse filtro, os resultados priorizarão os parceiros de viagem que estão isentos de taxas de remarcação ou cancelamento. Com políticas diferentes de companhia para companhia, nosso objetivo é fornecer aos viajantes as informações necessárias para que eles tomem decisões inteligentes sobre os planos de viagem atuais e/ou futuros – tudo em um só lugar.
- Companhias que oferecem cancelamento gratuito (na forma de créditos de viagem).
- E empresas que estão zerando suas taxas de remarcação.

Também atualizamos nossas descrições de tarifas para que os passageiros possam ver facilmente se são permitidas alterações na rota que desejam reservar. Pesquise agora.
- Notificações de voos para a Europa e Ásia: ao pesquisar, os resultados mostram as rotas que serão afetadas devido às políticas nacionais de viagem ou saúde. Faça uma pesquisa e veja rotas.
- Notificações específicas para sua rota de viagem: vamos avisá-lo sobre os destinos que podem ter restrições de viagem emitidos pelas autoridades nacionais.
Links e recursos úteis: aqui você pode encontrar um resumo com links para recursos importantes, como organizações de saúde globais e locais. Manteremos esta página o mais atualizada possível para informá-lo sobre as notícias mais importantes sobre voos e viagens em nível regional.
Algumas das perguntas mais comuns
Tenho uma viagem agendada e estou pensando em opções para cancelar o voo por prevenção?
As companhias aéreas e agências de viagens estão atualizando continuamente suas políticas de viagens. Aqui você pode encontrar a lista de contatos diretos para obter informações exatas sobre sua reserva. Encontre informações atualizadas sobre suas políticas de viagem abaixo.
Devo comprar um seguro de viagem?
O seguro de viagem geralmente é uma boa idéia para viagens internacionais (verifique também a cobertura oferecida por seus cartões de crédito). No entanto, se você estiver adquirindo um seguro devido a preocupações com o coronavírus (COVID-19), leia a política com atenção, pois as regras podem variar dependendo da empresa. O seguro pode não cobrir extensivamente os cancelamentos ou oferecer a flexibilidade de viagem que você procura. A melhor coisa a fazer é verificar com sua seguradora para determinar a cobertura.
Para quem viaja nas próximas semanas, estas são as políticas de cancelamento e remarcação mais recentes (a partir de 13 de março) das principais companhias aéreas:
Flexibilizamos as políticas de remarcação e cancelamento de viagens internacionais em voos operados pela GOL ou em conexão com companhias parceiras.
Confira as orientações para voos nacionais e internacionais marcados para até 14 de maio de 2020:
- Cancelamento e crédito
Você poderá cancelar sua viagem e manter o valor em crédito para voos futuros. O valor estará disponível integralmente por um ano, a contar da data da compra; - Remarcação
Se preferir, poderá remarcar sua viagem para qualquer período dentro de 330 dias, a contar da data da compra. A taxa de remarcação não será cobrada, incidindo apenas a diferença entre as tarifas, se houver; - Cancelamento e reembolso
Ao optar por cancelar sua viagem e solicitar reembolso, não haverá taxa de cancelamento. Contudo, a taxa de reembolso poderá ser cobrada, dependendo da regra da tarifa escolhida.
Se você tem uma viagem até o dia 31 de dezembro de 2020, dentro o para um país com fechamento de fronteiras ou declaração de estado de emergência, você pode realizar a sua alteração diretamente pela internet.
– Políticas de flexibilização válidas para todos os voos nacionais ou internacionais comprados até 18 de julho de 2020 que tenham sido cancelados ou reprogramados pela LATAM, em função da propagação da COVID-19 afetando diversas regiões do mundo. Regras aplicáveis para passagens compradas em dinheiro ou com Pontos LATAM Pass.
- Alterar uma vez a data da sua viagem, sem nenhum custo, mantendo a mesma origem e o mesmo destino e viajando na mesma cabine, para voar até a data de validade do seu bilhete;
- Se você ainda não definiu quando poderá viajar, pode reprogramar o seu voo a qualquer outro momento até a data da validade do seu bilhete. Sua passagem será revertida em crédito de mesmo valor, em seu nome, para ser utilizado em viagem futura;
– Políticas de flexibilização válidas para todos os voos nacionais ou internacionais comprados até 18 de julho de 2020 que não tenham sido alterados o cancelados pela LATAM. Essas regras são aplicáveis para passagens compradas em dinheiro ou com Pontos LATAM Pass.
- Remarcação: Alterar uma vez a data da sua viagem, sem multas e sem diferença tarifária. Para isso, é necessário manter a mesma origem, destino, sazonalidade e cabine. A remarcação deve ser feita até a data de validade do bilhete.
- Cancelamento: Se você ainda não definiu quando poderá viajar, remarque o seu voo a qualquer outro momento. Sua passagem será revertida integralmente em crédito, em seu nome, para ser utilizado em até 1 ano da data do seu voo original. O cancelamento deve ser solicitado até a data de validade do seu bilhete.
O Governo Nacional da República do Panamá decretou a proibição de todos os voos internacionais de passageiros, a partir das 23h59, do domingo, 22 de março, até 21 de abril de 2020, com o objetivo de proteger a saúde dos panamenhos contra o surto de coronavírus no país e na região. Com essa medida, a Copa Airlines suspenderá temporariamente suas operações durante esse período.
Você poderá solicitar as alterações entrando em contato com nossa Central de Reservas, visitando nossos Escritórios de vendas ou sua agência de viagens de acordo com as condições detalhadas a seguir:
- Passagens adquiridas até o 31 de março de 2020.
- As datas originais da viagem devem começar e ser completadas até 15 de junho de 2020.
- Novo itinerário deve ser completado antes do 31 de dezembro de 2021.
- Aplica-se somente a bilhetes da Copa Airlines: bilhetes regulares e compradas com milhas.
- A taxa de de alteração se aplica apenas uma vez.
- Reembolso e cancelamentos se aplicam de acordo com as condições das regras tarifárias.
- Operação para o meu destino e voo foram cancelados:
Será automaticamente emitido um voucher, no valor do bilhete não utilizado e não serão alocado reencaminhamento. O voucher será enviado por e-mail e será válido para uma próxima compra com a TAP. - Operação para o meu destino mantém-se mas o meu voo foi cancelado:
Caso pretenda ser reencaminhado noutro voo, deverá entrar em contacto com a TAP. Em alternativa, poderá pedir emissão de um voucher no valor do bilhete não utilizado aqui. O voucher será enviado por e-mail e será válido para uma próxima compra com a TAP. - Quero alterar/desistir da viagem:
Altere ou cancele com antecedência a sua viagem. Utilize o Gerir Reserva para alterar as datas do(s) seu(s) voos(s) de forma gratuita e online. É válida uma alteração gratuita por reservas. Em alternativa, você poderá pedir emissão de um voucher no valor do bilhete não utilizado. O voucher será enviado por e-mail e será válido para uma próxima compra com a TAP.
Para fornecer a você maior flexibilidade e controle, cancelamos as taxas de alteração em determinadas datas de viagem.
Isso inclui oferecer aos clientes que compraram bilhetes antes de 1º de março de 2020 e que tenham viagens até 31 de maio de 2020 a flexibilidade de remarcação sem taxas de alteração. Os clientes que reservaram viagens de 1 de março a 30 de abril de 2020, para todas as futuras viagens, também podem alterar sua reserva posteriormente, sem taxas de alteração.
Se você reservou um voo que pode estar afetado, forneça suas informações de contato em Gestão de reservas para que possamos informá-lo de qualquer notícia relevante sobre sua viagem através do serviço Iberia conecta.
- Para adiar uma viagem:
Se você comprou um bilhete para um voo com partida antes de 31 de maio de 2020, você tem até 30 de setembro de 2020 para adiar sua data de partida sem taxas de alteração. Sua nova viagem deve começar até 30 de novembro de 2020, incluída. - Para cancelar uma viagem:
Se você comprou uma passagem para um voo com partida antes de 31 de maio de 2020, pode solicitar um reembolso à sua agência de viagens. - Se o seu voo foi cancelado:
Se o seu voo tiver sido cancelado e você não quiser mais viajar, poderá obter um reembolso do seu bilhete junto ao seu agente de vendas.
Clientes com voos nacionais e internacionais para Abril
Poderão alterar ou cancelar seu voo até 30 de novembro
- Alterações: você poderá alterar a data do seu voo (uma única vez) sem custos, para voar até o dia 30 de novembro de 2020*.
- Pedido de cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custos deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano, sendo o valor pessoal e intransferível).
- Pedido de Reembolso: você poderá solicitar o reembolso, sem custos e o valor residual será reembolsado em até 12 (doze) meses, a contar da data da solicitação.
Clientes com voos nacionais e internacionais para Maio em diante
No caso da Azul alterar seu voo você receberá um e-mail ou um SMS. Fique tranquilo, o valor da sua reserva está garantido.
– Passageiros COM VOOS CANCELADOS por motivos de COVID19 (qualquer data) e SEM VOOS CANCELADOS com data original de viagem de 15 até 20 de março de 2020 e de 10 até 15 de abril de 2020, poderão utilizar seus tickets como crédito para a emissão de um novo bilhete, com as condições que se detalham abaixo:
Mudanças de datas:
- Sem cobrança de penalidade e nem diferença de tarifa/milhas, para viajar regressando até 30 de novembro de 2020. (*)
- Sem cobrança de penalidade, pagando diferença de tarifa/milhas, caso houver, se decidirem voar a partir de 1 de Dezembro de 2020.*
*A mudança de data deve realizar-se antes de cumprido um ano da data de compra do bilhete. Caso não tenha a data de viagem definida nesse prazo, o passageiro deverá contactar-se com Aerolíneas Argentinas ou a agência de viagem emissora do bilhete.
– Passageiros SEM VOO CANCELADO, que desejarem realizar uma mudança de data/voo, com data original de viagem desde 16 de abril até 30 de junho de 2020:
Mudanças: Sem penalidade, pagando diferença de tarifa/milhas, caso houver. A mudança de data deve realizar-se antes de cumprido um ano da data de compra do bilhete. Caso não tenha a data de viagem definida nesse prazo, o passageiro deverá contactar-se com Aerolíneas Argentinas ou a agência de viagem emissora do bilhete.
Outras companhias aéreas
Entre em contato diretamente com eles para obter as informações mais recentes. Você pode encontrar uma lista de companhias aéreas aqui. Se você reservou com um provedor que não seja uma companhia aérea, entre em contato diretamente com eles para esclarecer suas opções.