O que fazer em caso de atraso, cancelamento ou overbooking?

Muitos motivos podem causar um atraso, cancelamento ou até um overbooking (superlotação) de um voo – e isso pode nos dar muita dor de cabeça. As condições climáticas podem dificultar o uso da pista, causando atraso na decolagem, ou até mesmo fechando o aeroporto, por exemplo. O volume de ocupação do voo pode levá-lo a atrasar ou ser cancelado – seja por falta ou excesso de passageiros. Problemas com a tripulação ou manutenção também estão entre as causas. E desde 2020, vimos que uma pandemia também pode fazer uma bagunça e tanto na malha aérea mundial. Para ajudar a evitar o estresse e desgaste com os funcionários das companhias aéreas, o KAYAK preparou algumas dicas do que fazer em caso de atraso, cancelamento ou overbooking do seu voo:

O que fazer em caso de atraso e cancelamento?

Pesquise muito bem antes de escolher o seu voo. Nem sempre o melhor preço é o fator mais importante na hora da compra. Algumas companhias têm bastante histórico de atrasos e cancelamentos em determinados horários e é importante dar uma boa pesquisada no site da companhia aérea em que está planejando comprar sua passagem. Dê preferência a empresas que possuem o maior número de voos para a rota em que você pretende viajar. Dessa forma há maior disponibilidade de voos para reacomodação caso haja algum imprevisto. Na hora de pesquisar a sua passagem, use o filtro “Alterações flexíveis“, que mostra apenas os voos que não cobram taxas de cancelamento ou remarcação.

Alguns aeroportos são mais sujeitos a problemas climáticos que outros, portanto pesquise em que aeroporto será seu embarque ou desembarque, para tentar diminuir as chances de atraso e cancelamento. Nesses casos, é dever das companhias aéreas ou agências de viagem darem todo o suporte para minimizar os transtornos que venham a ocorrer.

Quais são as causas do overbooking?

São muitas as causas do overbooking (superlotação) ou preterição de embarque (quando o embarque não é autorizado). Muitas vezes acontece de um voo estar com sua capacidade máxima de passageiros e, por problemas técnicos, sua aeronave ter que ser substituída por uma com capacidade menor, impedindo o embarque de alguns passageiros ou levando à sua reacomodação. Um dos motivos mais conhecidos é a venda de passagens aéreas acima do limite disponível ou a situação criada quando um passageiro perde seu voo por conta de um atraso, e precisa ser realocado para outro voo cheio, o que leva ao overbooking e atraso de voo de outros passageiros. Em casos de atrasos de passageiros as empresas podem acionar a lista de espera ou preterir o embarque para atender outros clientes.

O que fazer nesse caso?

Para qualquer um desses problemas, é importante ser pontual e chegar com a antecedência mínima solicitada pela empresa. Fazer check-in online também ajuda a evitar esse tipo de problema, e você não perde o seu lugar no voo. Ainda assim, mesmo depois do check-in pode acontecer algum problema de overbooking, por isso fique sempre atento ao painel de informações e esteja próximo ao portão de embarque. Os últimos a chegarem sempre correm mais risco.

Saiba seus direitos:

  • Pesquise muito sobre seus direitos antes de viajar para não sair prejudicado. Nem sempre as companhias aéreas são 100% transparentes quanto às suas opções e direitos, portanto é importante que você tenha eles na ponta da língua. O KAYAK organizou as principais políticas das companhias durante a COVID-19 em um só lugar, para você ficar sempre de olho nas atualizações;
  • Nos casos de atraso, cancelamento ou overbooking do seu voo você tem direito à assistência material, como comunicação, alimentação e acomodação. Essas assistências ficam disponíveis de acordo com o tempo de espera, a partir do momento em que houve o atraso ou cancelamento;
  • A partir de 1 hora, você tem direito a comunicação (internet e telefonemas), a partir de 2 horas a alimentação (voucher, lanche, bebidas), 4 horas a acomodação ou hospedagem e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se você estiver na sua cidade, a empresa pode oferecer o transporte entre sua casa e o aeroporto. Se o atraso ultrapassar 4 horas, ou houver cancelamento de voo, a empresa aérea deverá oferecer, além da assistência material, opções de reacomodação ou reembolso;
  • Nessas situações, você tem direito à informação prévia a respeito de cancelamento do voo nos canais de atendimento das companhias aéreas. Se for esse o caso, tem prioridade de viajar no próximo embarque da companhia aérea com o mesmo destino ou ser direcionado para outra companhia, sem nenhum custo adicional. Se não houver essa possibilidade, deverá receber de volta a quantia paga;
  • Não caia em armadilhas: a empresa não pode cobrar nenhuma taxa do consumidor para remarcação de passagem por perda de voo. É dever da companhia, independentemente de culpa, realocar o passageiro em outros voos e ainda dar toda a assistência necessária;
  • Em caso de prejuízo por causa da paralisação – seja no trabalho, em consultas médicas ou qualquer outro compromisso, é importante documentar com fotos ou filmagem, guardar cartões de embarque, notas fiscais de gastos com alimentação e táxi, para que o passageiro possa correr atrás dos seus direitos caso a companhia não dê a assistência necessária.

 

Depois dessas dicas, nada de sair no prejuízo ou arrancar os cabelos. Defenda sempre os seus direitos e busque se prevenir. Para saber mais informações sobre atraso, cancelamento ou overbooking, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) tem todas as informações para te ajudar.

Está planejando sua próxima viagem? No KAYAK você encontra os melhores preços de passagem e hospedagem para todos os destinos – lembrando sempre: quanto maior o planejamento, menores os pepinos.

Relacionados
O guia essencial para mulheres que viajam sozinhas

O guia essencial para mulheres que viajam sozinhas

Viajar sozinha é uma tendência que vem ganhando cada vez mais asas entre as viajantes brasileiras. Seja para curtir uma...
KAYAK Brasil
Unidos à distância pelo desejo de continuar viajando

Unidos à distância pelo desejo de continuar viajando

Embora as recomendações oficiais sejam para ficar em casa, não devemos deixar a distância física entre a unidade e o...
KAYAK Brasil
Para onde os brasileiros irão viajar no feriado de 15/11?

Para onde os brasileiros irão viajar no feriado de 15/11?

Pesquisa do líder global em pesquisas de viagens online identificou os destinos que os usuários de cada estado mais buscaram para a...
KAYAK Brasil
Recentes Ver todos
10 resoluções para viajantes em 2021

10 resoluções para viajantes em 2021

Voltar a viajar está no topo da sua lista de metas para 2021, né? Depois de um ano sonhando em...
KAYAK Brasil
Mulher sentada em uma escada de madeira, que leva a uma casa de árvore. Ao fundo, uma paisagem cheia de montanhas e pedras gigantes na beira do mar.

Aluguel de casa ou apartamento durante a COVID-19: dicas para se hospedar

Depois de meses isolados, os viajantes estão procurando maneiras criativas de viajar respeitando o distanciamento. E os aluguéis de temporada...
KAYAK Brasil