preload

Muitos motivos podem causar um atraso, cancelamento ou até um overbooking (superlotação) de um voo – e isso pode nos dar muita dor de cabeça. As condições climáticas podem dificultar o uso da pista, causando atraso na decolagem, ou até mesmo fechando o aeroporto, por exemplo. O volume de ocupação do voo pode levá-lo a atrasar ou ser cancelado – seja por falta ou excesso de passageiros. Problemas com a tripulação ou manutenção também estão entre as causas. E desde 2020, vimos que uma pandemia também pode fazer uma bagunça e tanto na malha aérea mundial. Para ajudar a evitar o estresse e desgaste com os funcionários das companhias aéreas, o KAYAK preparou algumas dicas do que fazer em caso de atraso, cancelamento ou overbooking do seu voo:

O que fazer em caso de atraso e cancelamento?

Pesquise muito bem antes de escolher o seu voo. Nem sempre o melhor preço é o fator mais importante na hora da compra. Algumas companhias têm bastante histórico de atrasos e cancelamentos em determinados horários e é importante dar uma boa pesquisada no site da companhia aérea em que está planejando comprar sua passagem. Dê preferência a empresas que possuem o maior número de voos para a rota em que você pretende viajar. Dessa forma há maior disponibilidade de voos para reacomodação caso haja algum imprevisto. Na hora de pesquisar a sua passagem, use o filtro “Alterações flexíveis“, que mostra apenas os voos que não cobram taxas de cancelamento ou remarcação.

Alguns aeroportos são mais sujeitos a problemas climáticos que outros, portanto pesquise em que aeroporto será seu embarque ou desembarque, para tentar diminuir as chances de atraso e cancelamento. Nesses casos, é dever das companhias aéreas ou agências de viagem darem todo o suporte para minimizar os transtornos que venham a ocorrer.

Quais são as causas do overbooking?

São muitas as causas do overbooking (superlotação) ou preterição de embarque (quando o embarque não é autorizado). Muitas vezes acontece de um voo estar com sua capacidade máxima de passageiros e, por problemas técnicos, sua aeronave ter que ser substituída por uma com capacidade menor, impedindo o embarque de alguns passageiros ou levando à sua reacomodação. Um dos motivos mais conhecidos é a venda de passagens aéreas acima do limite disponível ou a situação criada quando um passageiro perde seu voo por conta de um atraso, e precisa ser realocado para outro voo cheio, o que leva ao overbooking e atraso de voo de outros passageiros. Em casos de atrasos de passageiros as empresas podem acionar a lista de espera ou preterir o embarque para atender outros clientes.

O que fazer nesse caso?

Para qualquer um desses problemas, é importante ser pontual e chegar com a antecedência mínima solicitada pela empresa. Fazer check-in online também ajuda a evitar esse tipo de problema, e você não perde o seu lugar no voo. Ainda assim, mesmo depois do check-in pode acontecer algum problema de overbooking, por isso fique sempre atento ao painel de informações e esteja próximo ao portão de embarque. Os últimos a chegarem sempre correm mais risco.

Saiba seus direitos:

  • Pesquise muito sobre seus direitos antes de viajar para não sair prejudicado. Nem sempre as companhias aéreas são 100% transparentes quanto às suas opções e direitos, portanto é importante que você tenha eles na ponta da língua. O KAYAK organizou as principais políticas das companhias durante a COVID-19 em um só lugar, para você ficar sempre de olho nas atualizações;
  • Nos casos de atraso, cancelamento ou overbooking do seu voo você tem direito à assistência material, como comunicação, alimentação e acomodação. Essas assistências ficam disponíveis de acordo com o tempo de espera, a partir do momento em que houve o atraso ou cancelamento;
  • A partir de 1 hora, você tem direito a comunicação (internet e telefonemas), a partir de 2 horas a alimentação (voucher, lanche, bebidas), 4 horas a acomodação ou hospedagem e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se você estiver na sua cidade, a empresa pode oferecer o transporte entre sua casa e o aeroporto. Se o atraso ultrapassar 4 horas, ou houver cancelamento de voo, a empresa aérea deverá oferecer, além da assistência material, opções de reacomodação ou reembolso;
  • Nessas situações, você tem direito à informação prévia a respeito de cancelamento do voo nos canais de atendimento das companhias aéreas. Se for esse o caso, tem prioridade de viajar no próximo embarque da companhia aérea com o mesmo destino ou ser direcionado para outra companhia, sem nenhum custo adicional. Se não houver essa possibilidade, deverá receber de volta a quantia paga;
  • Não caia em armadilhas: a empresa não pode cobrar nenhuma taxa do consumidor para remarcação de passagem por perda de voo. É dever da companhia, independentemente de culpa, realocar o passageiro em outros voos e ainda dar toda a assistência necessária;
  • Em caso de prejuízo por causa da paralisação – seja no trabalho, em consultas médicas ou qualquer outro compromisso, é importante documentar com fotos ou filmagem, guardar cartões de embarque, notas fiscais de gastos com alimentação e táxi, para que o passageiro possa correr atrás dos seus direitos caso a companhia não dê a assistência necessária.

 

Depois dessas dicas, nada de sair no prejuízo ou arrancar os cabelos. Defenda sempre os seus direitos e busque se prevenir. Para saber mais informações sobre atraso, cancelamento ou overbooking, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) tem todas as informações para te ajudar.

Está planejando sua próxima viagem? No KAYAK você encontra os melhores preços de passagem e hospedagem para todos os destinos – lembrando sempre: quanto maior o planejamento, menores os pepinos.

Sobre o autor

KAYAK BrasilO KAYAK vem revolucionando a indústria de viagens desde 2004. Metabusca de viagem? Ninguém fazia - até a gente começar. Hoje processamos bilhões de buscas de viagem por ano em nossas plataformas, ajudando milhões de viajantes pelo mundo a encontrarem as melhores opções. A cada busca, o KAYAK pesquisa centenas de sites de viagem para mostrar tudo que os viajantes precisam para encontrar as passagens aéreas, hotéis, carros de aluguel e pacotes de viagem ideais.

Explore outros artigos