preload

Renomada empresa de tecnologia e turismo do mundo, o KAYAK oficializa operação no Brasil e aumenta a lista de atuação para 31 países

Criado nos Estados Unidos em 2004, o KAYAK é uma empresa de tecnologia voltada a criar ferramentas para simplificar o processo de pesquisas de viagens online. Para aliar a crescente demanda de viajantes, hospedagem, locação de automóveis e ofertas de voos no mundo seus criadores idealizaram um ambiente altamente tecnológico que pudesse facilitar a comparação de várias agências de viagens online.

Presente em 31 países e 17 idiomas, o KAYAK tem parcerias com as principais agências de viagens nacionais e internacionais como Viajanet, Submarino, Expedia, Booking.com, entre outras. O KAYAK compara também as companhias aéreas e empresas de aluguel de veículos. Atualmente são mais de 500 mil hotéis, mais de 550 companhias aéreas, assim como centenas de agências e operadoras.

Sucesso na Europa e Estados Unidos, a empresa chega ao Brasil para atender à demanda crescente de turistas brasileiros. Segundo pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo, no último mês de março, referente à intenção de viagem dos brasileiros, aproximadamente 27% da população afirmou que deve realizar uma viagem num horizonte de seis meses, sendo que esse número cresce a cada ano.

Para atender esse público, as reservas via agências de turismo online no Brasil devem crescer 22%, muito acima do crescimento de 9% nos canais tradicionais, aponta pesquisa divulgada no último mês de abril pela Phocus Wright, empresa de análise de mercado. O faturamento com reservas brutas das OTAs (online travel agencies) em 2014 deve chegar a R$ 7 bilhões.

Para dirigir o KAYAK na América Latina, a empresa contratou Nicolas Scafuro, brasileiro especialista em inovação e desenvolvimento de produtos. “O brasileiro quer viajar e por isso precisa de canais eficientes para pesquisar sobre o assunto. O KAYAK tem alta tecnologia que torna mais fácil para as pessoas encontrarem e gerenciarem suas viagens. Nós projetamos nossos produtos com três objetivos em mente: velocidade, simplicidade e relevância”, descreve o executivo.

Apesar de oficializar a operação no Brasil este mês, a empresa encontrava-se em soft launch há pouco menos de um ano para firmar parceria com as principais empresas nacionais e também para compreender melhor o mercado e a cultura de turismo do brasileiro. “A maioria das pessoas gosta de viajar, mas vamos ser honestos: planejar uma viagem requer tempo, cria ansiedade e gera dúvidas se aquela é realmente a melhor oferta. Pesquisar em sites de viagens pode ser emocionante, mas também pode ser assustador, pois temos uma quantidade enorme de informações na rede. A proposta do KAYAK é simplificar esse processo comparando centenas de sites de viagens de uma só vez para encontrar a melhor opção disponível naquele momento”, explica Nicolas.

Além de facilitar a pesquisa, a empresa conta com análises da melhor época para comprar passagens aéreas, cria alertas de preços de roteiros escolhidos pelos usuários e conta com estatísticas que sinalizam se o preço de um determinado roteiro tende a cair ou subir nos próximos dias. Na aba “My Trips” concentra, tanto na versão online como no aplicativo móvel, os bilhetes eletrônicos dos voos comprados e dos hotéis reservados, dispensando o consumidor da necessidade de imprimir e-tickets. Por ano, o KAYAK processa mais de um bilhão de pesquisas de viagem.

(Crédito da imagem de destaque: iStock.com/ardaguldogan)

Sobre o autor

KAYAK O KAYAK vem revolucionando a indústria de viagens desde 2004. Metabusca de viagem? Ninguém fazia – até a gente começar. Hoje processamos bilhões de buscas de viagem por ano em nossas plataformas, ajudando milhões de viajantes pelo mundo a encontrarem as melhores opções. A cada busca, o KAYAK pesquisa centenas de sites de viagem para mostrar tudo que os viajantes precisam para encontrar as passagens aéreas, hotéis, carros de aluguel e pacotes de viagem ideais.

Explore outros artigos