Big Data possibilita ao KAYAK projetar preços de passagens aéreas

Líder no mercado norte-americano, empresa compila mais um bilhão de pesquisas de viagens para criar ferramenta que avisa o consumidor quando as passagens estão mais baratas

O conceito de Big Data tem sido aplicado por empresas de diversos segmentos para trazer informações úteis e gerar vantagem competitiva. O KAYAK, empresa de tecnologia voltada a criar ferramentas para simplificar o processo de pesquisas de viagens online, unifica as informações que possui sobre passagens aéreas para criar dados estatísticos que apontam ao turista quando é o melhor momento para efetuar a compra.

Tendência de preçosA ferramenta “Tendência de Preços” oferece dicas toda vez que uma consulta é realizada no site do KAYAK. A cada pesquisa, o serviço diz ao consumidor com porcentagem de confiança se os preços daquele trecho e na data determinada devem baixar ou aumentar nos próximos sete dias.

“A variação de preços das passagens aéreas é muito grande em um curto espaço de tempo. Sempre que o consumidor realiza uma compra fica a dúvida se ele realmente fez o melhor negócio. Em nosso DNA sempre buscamos unificar a tecnologia e o turismo, por isso criamos essa ferramenta”, explica Nicolas Scafuro, diretor do KAYAK para a América Latina.

Tendência de preços 02Para possibilitar que o serviço fosse colocado em prática era preciso traduzir um grande volume de informações em dados que possibilitassem essa análise. “Para dizer ao consumidor se aquela passagem é barata ou não o KAYAK desenvolveu e vem aperfeiçoando um modelo estatístico que consome as informações daquele trecho em tempo real, levando em consideração seu preço histórico, datas da viagem e variação de preços recentes, entre outros aspectos”, completa o executivo.

A ferramenta também oferece a possibilidade do consumidor consultar o preço histórico daquele trecho, com detalhes do valor médio e melhor tarifa histórica. Alem disso, é possível criar também alertas para monitorar os preços daquela rota, recebendo notificações diárias ou semanais. “Ter acesso rápido às informações referentes ao trecho pesquisado auxiliam o processo de decisão, diminuindo a ansiedade e levando a uma maior satisfação da compra”, finaliza o executivo.

(Crédito da imagem de destaque: iStock.com/Okea)